Prefeito Joãozinho assina ordem de serviço para construção de um píer na Praia Pôr do Sol

Agora já é realidade. A Praia Pôr do Sol da Estância Turística de Pereira Barreto receberá um píer com capacidade para 17 embarcações. O projeto terá investimento de R$ 2 milhões vindos do Governo de São Paulo. A ordem de serviço foi assinada nesta sexta-feira (19) pelo prefeito João de Altayr Domingues. O documento foi formalizado durante a cerimônia de inauguração das obras do Dadetur (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos) que aconteceu na praia municipal.

O evento contou com a presença do Secretário de Turismo do Governo do Estado de São Paulo, Vinícius Lummertz e do Secretário de Governo de São Paulo, Marcos Penido. Ainda estiveram presentes vereadores, autoridades e prefeitos da região. Além de Pereira Barreto também assinaram a ordem de serviço para a execução de complexos de estruturas náuticas os municípios de Mira Estrela (R$ 3 milhões), Rubineia (R$ 2 milhões) e Três Fronteiras (R$ 2,5 milhões).

Os Secretários do Governo inauguraram as obras de infraestrutura da Praia do Pôr do Sol que recebeu R$ 496,9 mil em recursos do Dadetur. O local ganhou uma vila temática, uma lanchonete, sanitários, restaurantes e posto de bombeiros. Na ocasião, também foi inaugurada a sinalização turística em estradas e avenidas principais do município, com R$ 164,9 mil em investimentos do Turismo de SP.

Desde o início desta gestão, o Turismo de SP criou dez circuitos náuticos que incluem mares, rios e represas consolidadas. Também criou uma plataforma eletrônica de boas práticas, com legislações de apoio às prefeituras e políticas de fomento ao setor. Com a pandemia, aumentou a procura por ambientes abertos e o contato com a natureza.

Estima-se que uma instalação de apoio náutico para 300 embarcações tenha impacto direto, indireto e induzido de R$ 141 milhões por ano na economia local e garanta 780 postos de trabalho, de acordo com a Associação Brasileira dos Construtores de Barcos (Acobar/Lidera Consultoria). Os empregos são gerados de forma direta e indireta em instalações como marinas, estaleiros, fornecedores de embarcações, hotéis, restaurantes e comércio local.

Joãozinho aproveitou a oportunidade para agradecer o apoio que tem recebido do Governo de São Paulo nestes dois últimos anos. “Gratidão é a palavra que nos define. Nunca recebemos tanto em recursos e benfeitorias para nossa cidade. Sempre tivemos nossas solicitações atendidas pelo Governo e hoje podemos contemplar a assinatura de mais uma importante conquista que, sem dúvida, irá fomentar o turismo de Pereira Barreto”, ressaltou.