Reunião do COMTUR definiu a nova diretoria

Diretoria ficará a cargo das responsabilidades do conselho até 2016.

O Conselho Municipal de Turismo da Estância Turística de Pereira Barreto reuniu-se na última semana para debater diversos assuntos ligados às políticas públicas adotadas para a fomentação do turismo no munícipio.

Presidida pelo vice-presidente do COMTUR, o sr.  Laércio Almeida da Silva, a reunião contou com a participação dos seguintes membros do conselho: Ana Lúcia Milanez, Paulo Conte Xavier, Elias Vieira da Cruz Neto, Carlos Alberto Galvão Sobral, Gilberto Tozzeti Jr., Hildeth Alves Teodoro Novaes, Felisberto Ferreira Cavalcante, Alessandro Satin de Moura, Patrícia de Fátima da Silva Miranda, Marcos Antônio Thereza, Roberto Wagner Moreira, Neusely Ribeiro Soares Pereira, Elpídio Belo de Souza e Maria Lúcia de Freitas Sossolote.

A reunião abordou o Press Trips, que é a divulgação dos atrativos turísticos de Pereira Barreto, feitas por jornalistas especializados que trabalham em jornais e revistas de grande circulação do Estado de São Paulo, ligados ao Turismo, Gastronomia e Hotelaria, composto por um grupo de 10 a 15 pessoas, realizado pela APRECESP (Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo), e ficou decidido que a data da visita dos jornalistas à cidade de Pereira Barreto será de 20 à 23 de Novembro deste ano, solicitando a vinda de apenas 05 jornalistas apenas, pois Pereira Barreto é uma cidade de pequeno porte, sendo essa a quantidade ideal de jornalistas necessários para visitar todos os locais da cidade.

Na reunião também foram eleitos os membros da nova diretoria do COMTUR, que terão a responsabilidade de administrar o conselho, bem como conduzir seus trabalhos até Agosto de 2016, vencimento do mandato. O presidente eleito da nova diretoria foi o sr. Gilberto Tozzeti Junior, o vice-presidente, o Sr. Carlos Alberto Galvão Sobral e a Secretária Executiva, a sra. Patrícia de Fátima da Silva Miranda.

Em seguida foi discutida a colocação de contêineres nos embarcadores. O Sr. Laércio disse que em cada embarcador é acumulado muito lixo deixado pelos frequentadores do local e com os contêineres o lixo seria depositado em locais apropriados para posterior coleta. A Secretária Municipal de Turismo, Lúcia Sossolote, reforçou que o que deve ser feito é um trabalho de conscientização ambiental, para que esse quadro seja revertido, confecção de panfletos para serem distribuídos entre os pescadores turistas em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente para realizar essas ações.

A última pauta tratada na reunião foi o comunicado feito pelo Sr. Laércio que a Associação de Pescadores Amadores já foi criada e é uma realidade, sendo muito parabenizado por todos pela iniciativa. O Sr. Laércio, responsável pela Associação, disse que através da mesma realizará o Festival de Pesca ao Tucunaré, através de parcerias que irá conseguir para compra de premiações e equipamentos utilizados no evento. Comprometeu-se também através da Associação em confeccionar panfletos de conscientização ambiental para serem distribuídos aos pescadores e guias de pesca, para que recolham o lixo produzido durante a pesca.

Finalizando a reunião, foi marcada a próxima para o dia 18 de Setembro. A Secretária Lúcia Sossolote e o Sr. Laércio agradeceram a presença de todos e frisaram mais uma vez a importância do comparecimento nas reuniões dos membros do COMTUR.