Reunião na Casa da Cultura discutiu as diretrizes do Plano de Ações Articuladas (PAR)

A foto destaca a Secretária de Educação, Marialba Carneiro e a Tayana Ferreira, Representante do FNDE/MEC

 Foto: Em destaque a Secretária de Educação, Marialba Carneiro e a Tayana Ferreira, Representante do FNDE/MEC

 

Mais de 70 municípios participaram do encontro que foi sediado em Pereira Barreto

 

Aconteceu no último mês de Maio, em Pereira Barreto, na Casa da Cultura “Maestro Aristeu Custódio Moreira” uma reunião para a discussão das diretrizes do Plano de Ações Articuladas (PAR) voltada para Secretários de Educação e profissionais responsáveis pelo monitoramento do PAR, onde participaram representantes de mais de 70 municípios. Na ocasião, os técnicos foram capacitados pela representante do FNDE/MEC – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação/Ministério da Educação, Tayana Ferreira que, com muita propriedade, explicou as alterações que poderão ser feitas e tirou as dúvidas dos participantes.

 

Este encontro de formação foi uma conquista da UNDIME/SP – União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado de São Paulo, representada pela Vice-Prefeita e Secretária Municipal de Educação de Pereira Barreto, Marialba Carneiro e pela Secretária de Educação do município de Rubinéia, Professora Helena Maria Pelaio de Lima, que também é Secretária de Articulação da UNDIME/SP. Ela pontuou sobre a importância dos municípios de pequeno porte estarem unidos na busca de formação e parcerias.

 

O PAR é uma ferramenta que possibilita aos municípios identificar suas fragilidades e potencializar ações que contribuirão para o avanço da qualidade da educação. Com o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), as transferências voluntárias de recursos para a educação básica e a assistência técnica do Ministério da Educação(MEC) passaram a estar vinculadas à adesão dos Estados e Municípios e Distrito Federal ao Plano de Metas “Compromisso Todos Pela Educação” e à elaboração de seus respectivos Planos de Ações Articuladas.

 

O PAR configura-se como um Planejamento dinâmico da educação dos Municípios em caráter plurianual e seu processo de elaboração é democrático e participativo, contando com a presença dos gestores, representantes da sociedade civil e educadores locais, onde numa gestão participativa qualifica e valoriza os profissionais e favorece no atendimento às prioridades de cada município através de um diagnóstico minucioso da realidade educacional local. De acordo com a Secretária Marialba Carneiro “60% dos municípios associados à UNDIME são de pequeno porte e a  atual gestão da UNDIME está com o olhar voltado para as dificuldades que a maioria dos secretários se deparam na resolução dos problemas relacionados à gestão educacional e informou a todos que a partir de agora  poderão contar com um apoio mais próximo no município de Rubinéia, onde a UNDIME estadual está montando um escritório que ficará à disposição dos secretários do interior paulista, sendo esta uma das primeiras ações na gestão da Presidente Priscilla Bonini” concluiu a vice-prefeita.

 

Reunião realizada na Casa da Cultura “Maestro Aristeu Custódio Moreira”, reuniu mais de 70 municípios

Foto: Reunião realizada na Casa da Cultura “Maestro Aristeu Custódio Moreira”, reuniu mais de 70 municípios

Comentários

Deixe um comentário

Notícias relacionadas

Horários

Atendimento ao público:

De Segunda à sexta-feira das 13h às 17h

Funcionamento:

De Segunda à sexta-feira das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h

Endereço

Av: Jonas Alves de Mello, 1947

Cep 15370-042

Pereira Barreto (SP)

Veja no mapa como chegar

Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto
CNPJ 44.446.904/0001-10
© 2013 – 2024
Site desenvolvido pela equipe do Setor de Tecnologia da Informação da Prefeitura Municipal
[email protected]