SEBRAE-SP promove a acessibilidade nos pequenos negócios

Parceria com Governo do Estado de São Paulo incentiva o empreendedorismo e a contratação de pessoas com deficiência física nas Micro e Pequenas Empresas

SEBRAE-SP promove a acessibilidade nos pequenos negóciosO Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de São Paulo (SEBRAE-SP) em parceria com a Secretaria do Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, lançaram nesta semana o Sebrae Mais Acessível. O projeto promove a empregabilidade e o empreendedorismo da pessoa com deficiência nas micro e pequenas empresas.

“O objetivo do SEBRAE Mais Acessível é estimular as pessoas com deficiência a empreenderem e também incentivar os pequenos negócios a contratarem, mesmo não se enquadrando na Lei de Cotas, que obriga as empresas com 100 ou mais funcionários a preencherem de 2% a 5% dos seus cargos com beneficiários reabilitados ou pessoas com deficiência”, afirma o diretor superintendente do Sebrae-SP, Bruno Caetano.

Segundo o Relatório Mundial sobre a Deficiência, existem 1 bilhão de pessoas com deficiência no mundo. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que a parcela da população brasileira com alguma deficiência intelectual, motora, visual ou auditiva passou de 14% em 2000 para 24% em 2010, totalizando 45,6 milhões de pessoas.

De acordo com o Censo (2010), no Brasil, 18,5 milhões de pessoas com deficiência trabalham por conta própria e 39 milhões com carteira assinada. Em São Paulo são 3,6 milhões profissionais autônomos e quase 11,8 milhões formalizados.

Outro recurso oferecido pela entidade é o Projeto Libras. Ele disponibiliza intérprete de libras (língua brasileira de sinais) para o cliente com deficiência auditiva e/ou surda. O interessado em ter o serviço à disposição nos eventos presenciais deve solicitar a presença do profissional no ato da inscrição em um dos 33 escritórios regionais ou pelo 0800 570 0800. O benefício é gratuito e a única exigência é que o pedido seja feito com cinco dias úteis de antecedência.

Em Pereira Barreto, a Prefeitura Municipal é parceira do SEBRAE ao promover periodicamente palestras e cursos para os empresários, empreendedores e aqueles que se interessa em ter seu próprio negócio. Em breve será disponibilizado no município um espaço único de atendimento aos trabalhadores informais, donos ou futuros empreendedores, com a criação da Sala do Empreendedor.

SEBRAE Mais Acessível:

O projeto visa incentivar, por meio de palestras, a contratação de pessoas com deficiência nas micro e pequenas empresas e capacitar empresários e futuros empreendedores também com deficiência em temas de gestão com o auxilio de vídeos, aplicativos com recursos de acessibilidade e biblioteca virtual com conteúdo em áudio. O teor é gratuito e em breve poderá ser visualizado no site www.sebraesp.com.br.

SEBRAE-SP promove a acessibilidade nos pequenos negócios