Triagem definiu repertório musical do XIV Festival de MPB

Foram classificadas 28 músicas sendo 8 da fase local e 20 da nacional

Foto: Maria Lucia de Freitas Sossolote durante a realização da triagem que definiu as 28 músicas que serão apresentadas durante o festival deste anoAconteceu nos dias 15 e 16 de abril, na Casa da Cultura Maestro “Aristeu Custódio Moreira”, a triagem das músicas que serão apresentadas durante a 14ª edição do Festival de Musica Popular Brasileira da Estância Turística de Pereira Barreto, num total de 400 músicas inscritas, sendo das fases local e nacional. A partir desse processo foram classificadas 28 composições, que serão apresentadas durante o festival. O corpo de Jurados sob a coordenação do músico e funcionário da Prefeitura Municipal Sandro Botácio, foi composto por 3 técnicos, todos do estado de São Paulo sendo eles: Flávio Kleber Neves da Silveira da Cidade de Avaré: Músico, funcionário da Secretaria de Turismo e Cultura de Avaré, Coordenador da FAMPOP a mais de 20 anos, Mauro Antônio de Alvarenga- Ilha Solteira: Músico a mais de 30 anos, participou de várias bandas de bailes como guitarrista, coordena o Festival de Ilha Solteira a 15 anos e participa como jurado em diversos Festivais por todo o Brasil e João Roberto Arcalá de Santa Fé do Sul: Músico, Secretário de Turismo na cidade de Santa Fé do Sul, participa como jurado de Festivais a vários anos por todo o Brasil e esteve presente no corpo de jurados nos Festivais de Pereira Barreto em 06 (seis) edições, que avaliaram as letras e composições das músicas.

O corpo de jurados, formado por pessoas com conhecimento em áreas diferentes da música: musical, vocal e poética que analisaram harmonias, melodias, ritmos e também letras das músicas inscritas. A forma de avaliação das inscrições se deu da mesma maneira que ocorre a 05 anos, ou seja, as músicas são apresentadas aos jurados sem que os mesmos saibam da autoria, interpretação e localidades de cada música, sendo isso revelado somente ao final da escolha de todas as 28 músicas participantes do evento, fato este que dá total credibilidade ao sistema de triagem, elogiado por todos os jurados, citando inclusive que levarão para seus municípios esta forma de triagem criada pela comissão organizadora do Festival de MPB de Pereira Barreto.

As musicas selecionadas serão postadas no site do município, a partir desta sexta-feira, no endereço eletrônico: www.pereirabarreto.sp.gov.br.

A 14ª edição do Festival de Musica Popular Brasileira, que é realizado pela Prefeitura Municipal em parceria com o Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria da Cultura e Abaçai Cultura e Arte, acontece no próximo mês de maio. As inscrições das musicas puderam ser efetuadas entre os meses de janeiro e abril deste ano e atingiram o número “Record” de 400 inscrições. Nesta edição, o festival foi adiantado em um mês, sendo realizado agora em maio. De acordo com a Secretária Maria Lucia de Freitas Sossolote, responsável pela pasta de Turismo, Cultura e Desenvolvimento Econômico, “por ser um local ao ar livre, as condições climáticas no mês de julho atrapalhavam a realização do evento. Esperamos, com a nova data eliminar quaisquer transtornos que poderiam vir a ocorrer, em função principalmente das mudanças do tempo”, informou a Secretária.

O festival será realizado na Praça da Bandeira “Com. Jorge Tanaka”, a partir das 20h, nos dias 09, 10 e 11 de maio tendo por finalidade aprimorar e desenvolver a cultura musical, incentivar a MPB, valorizar os adeptos da música, descobrir novos talentos e aumentar o intercâmbio artístico-cultural. Em cada uma das eliminatórias, que acontecem na quinta-feira (09) e na sexta-feira (10), serão apresentadas 14 músicas sendo ao todo 28 músicas, das quais o júri do festival escolherá as 14 finalistas para a noite de sábado 11 de maio de 2013. Dentre as 14 musicas selecionada para a final serão distribuídos mais de R$ 32 mil em prêmios e cerca de R$ 16 mil aos concorrentes em Ajuda de Custo.