Trio Macaíba encerrará a segunda noite do 15º Festival de MPB de Pereira Barreto

Festival será realizado de 15 a 17 de Maio no Espaço Multieventos.

O 15º Festival de MPB da Estância Turística de Pereira Barreto contará com três atrações para encerrar cada um dos dias do evento. Na segunda noite do festival (16 de Maio) o Trio Macaíba se apresenta pela primeira vez no município.

Formado em 2000 por músicos que se conheceram no Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos, o famoso conservatório de Tatuí (SP). De origens diversas, Beto Corrêa (sanfona e voz); Cléber Almeida (zabumba e voz); e Ramon Vieira (triângulo e voz) dedicam-se à mais tradicional vertente do ritmo, o chamado “forró pé-se-serra”, alusão às áreas onde se desenvolveu o gênero. Suas apresentações contam com composições próprias e interpretações de músicas de Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro e também Gilberto Gil e Djavan.

O grupo tem um cuidado especial com a sonoridade, por isso a formação tradicional com sanfona, triângulo e zabumba. O objetivo é não perder a característica agreste do forró pé-de-serra. Nas apresentações ao vivo, xote, baião, xaxado, côco, quadrilha, rojão e calango são os ritmos predominantes para fazer a “poeira levantar”.

Os integrantes do trio já trabalharam com grandes cantores e instrumentistas da MPB como Djavan, Toninho Horta, Nenê, Vera Figueiredo, Paula Lima, Celso Pixinga, Pena Branca, Natan Marques, Jane Duboc, Renato Teixeira, Elomar, Naylor “Proveta” Azevedo e Banda Mantiqueira, Arismar do Espírito Santo, Hamilton de Holanda, Banda Sinfônica do Estado de São Paulo e Airto Moreira, entre outros.

Mas além do acompanhamento a esses nomes e grupos, os músicos do Trio Macaíba também se dedicam a pesquisar gêneros brasileiros e estrangeiros.

O 15º Festival de MPB será realizado de 15 a 17 de Maio, no recém-inaugurado Espaço Multieventos, localizado na Rodovia Padre Valentim Felipe Stefanoni. O Festival de MPB de Pereira Barreto é considerado por todos os participantes como um dos melhores Festivais do país, principalmente em sua organização, onde a transparência e a receptividade são destacadas por todos.

Está disponível no site oficial da Prefeitura Municipal os arquivos de áudio e as letras das 28 músicas que irão ser apresentadas no 15º Festival de MPB do município. Desde 2011, a Prefeitura Municipal disponibiliza as músicas que participam do festival em seu site, em uma forma de já criar uma identificação do público com os intérpretes e as canções que serão apresentadas.

O Festival de MPB tem por finalidade aprimorar e desenvolver a cultura musical, incentivar a música popular brasileira, valorizar os adeptos da música, descobrir novos talentos e aumentar o intercâmbio artístico-cultural. Músicos renomados no cenário nacional vêm de todos os cantos do país, para participar do evento e divulgar o seu trabalho.