Com aumento de queimadas, Prefeitura de Pereira Barreto intensifica ações de combate a incêndios

Compartilhe:

Nos últimos dias o fogo devastou cerca de 120 hectares de três áreas rurais e urbanas

O tempo seco, comum nessa época do ano, trouxe a tona um antigo problema: as queimadas. Em Pereira Barreto, a Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, registrou três grandes focos de incêndio ao redor da cidade nesse período. Somados, foram mais de 120 hectares devastados pelo fogo.

A falta de chuvas, que faz dessa estação a mais seca do ano, fez com que a Prefeitura, através da Secretaria, intensificasse as ações de conscientização e fiscalização de combate as queimadas. O trabalho é feito em parceria com a Defesa Civil, Fiscais de Postura,  Vigilância Sanitária e Corpo de Bombeiros. Segundo a diretora de Meio Ambiente, Sandra Seki, a principal causa dos incêndios é o acumulo de lixo e o fogo usado pela população para limpeza de quintais e terrenos.

“Percebemos que as latas de alumínio e as garrafas são uma das principais fontes de incêndio. O sol forte esquenta o material e dá início ao fogo que é propagado facilmente neste período. Outro problema está nas pessoas que insistem em limpar as folhas dos quintais com fogo. Ele se alastra facilmente e fica difícil o controle das chamas”, esclareceu.

A Secretaria orienta que os munícipes não façam a limpeza de terrenos e quintais com o fogo. Se for flagrado, o cidadão será autuado por crime ambiental. Outra orientação é para o descarte correto de qualquer tipo de lixo, evitando jogar resíduos em áreas e terrenos baldios.

Em caso de focos de incêndio, a população pode denunciar através dos telefones: (18) 3704-4804 (Secretaria Meio Ambiente); 193 (Corpo de Bombeiros) ou 190 (Polícia Militar).

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *