Dia Mundial da Água é marcado por atividades de conscientização nas escolas

No Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, o SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) e a Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto, através das Secretarias Municipais de Agricultura e Meio Ambiente Educação e Cáritas de Pereira Barreto, estão desenvolvendo nas escolas o Projeto “De Olho no Óleo”. O objetivo é conscientizar sobre a importância do descarte correto do óleo utilizado pela população, evitando a contaminação do da água.

O projeto consiste na arrecadação de óleos usados por alunos na rede municipal. Todo material arrecadado será repassado para que a Cáritas dê a ele o destino ideal. Além de palestras e a divulgação nas escolas, a partir da próxima segunda-feira (25), serão distribuídos nas escolas e nos pontos de coleta, os tambores que serão utilizados para o descarte do óleo usado. Durante o projeto haverá também palestras e atividades lúdicas, mini teatro e mini palestras com as crianças nas escolas.

A Cáritas, sob a responsabilidade e coordenação do presidente e Pároco local, Pe André Aparecido Matanovich, será responsável pelo descarte de todo o material coletado, vendendo para empresa especializada e o valor acumulado, será revertido em cestas básicas, que serão distribuídas para famílias carentes do município e da Fazenda Esmeralda.

Já durante a semana, entre os dias 10 a 14 de junho de 2024, haverá nas escolas participantes a apresentação dos resultados do projeto com mini palestra e mini teatro. A Cáritas, irá realizar a entrega de cestas básicas para a população carente, independente de credo ou religião e disponibilizará os números alcançados pelo projeto.

Contaminação

Conforme estudos de pesquisadores internacionalmente conhecidos, estima-se que 1,36x1018m³ de água existente na terra, está distribuído da seguinte forma: 97% em água salgada (mares e oceanos), 2,2% nas geleiras e 0,8% são água doce. Dos 0,8% de água doce, 97% estão submersas e somente 3% de água superficial.

De toda água doce superficial do planeta, cerca de 12% se encontra no Brasil, no entanto, mesmo parecendo que temos muita água, suprir as demandas com água potável em muitas regiões está se tornando cada vez mais difícil, decorrente do crescimento  populacional, da poluição e do mal uso das reservas naturais de água. Considerando a limitação dos mananciais de superfície, é provável que em poucos anos, as águas subterrâneas, sejam preferencialmente destinadas ao abastecimento público.

O óleo de cozinha usado, após sua utilização para frituras, não tem mais serventia para uso doméstico e comercial, sendo assim, o seu descarte de forma incorreta, despejando nas pias e ralos, causam diversos danos, tanto nos encanamentos, na infraestrutura de tratamento de esgoto e principalmente danos ao Meio Ambiente.