Banco do Povo Paulista de Pereira Barreto presta contas para a população

Unidade já emprestou mais de R$ 7 milhões de reais para os empreendedores do município.

O Banco do Povo Paulista (BPP) é o maior programa de microcrédito produtivo do país, desenvolvido pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho, em parceria com as prefeituras municipais. O objetivo do programa é oferecer financiamentos para empreendedores formais ou informais, produtores rurais, associações e cooperativas produtivas ou de trabalho, para capital de giro e investimento fixo. Com isso, pretende-se promover o desenvolvimento socioeconômico e a criação de novas oportunidades.

A taxa de juros é de apenas 0,35% ao mês, pré-fixados.

A principal missão do Banco do Povo Paulista é assegurar o fornecimento de crédito acessível de forma barata aos microempreendedores, que ao longo desses 17 anos de existência já foram realizadas mais de 381 mil operações, totalizando a marca expressiva de mais de 1,5 bilhão de reais emprestados.

Atualmente, o BPP está presente em 536 municípios, quase 80% de todo o Estado. As linhas de crédito variam de R$ 200,00 a R$ 15.000,00 para pessoas físicas, de R$ 200,00 a R$ 20.000,00para jurídicas e de R$ 200,00 a R$ 25.000,00 para associações e cooperativas produtivas. Na contramão da crise que assola o país, a taxa de juros, que no início era de 1%, hoje é a menor do país: 0,35% ao mês, onde dá condições aos tomadores de ampliar e evoluir o seu empreendimento.

A implantação do programa é feita por meio de parcerias com os Municípios, em que o Estado participa com 90% dos recursos financeiros para a constituição do Fundo de Investimento de cada Município.

Além dos microempreendedores, o BPP também disponibiliza linhas de créditos especiais destinadas a mutuários da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) que desejam reformar ou ampliar o imóvel, a motofretistas que precisam se adequar à nova regulamentação do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), a taxistas que queiram investir na profissão e produtores rurais. A taxa de juros é a mesma oferecida aos microempreendedores: 0,35% ao mês.

Iniciando em meados de 2002, a Unidade do Banco do Povo Paulista da Estância Turística de Pereira Barreto soma números expressivos dentro do contexto estadual, onde foram emprestados mais de 7 milhões de reais, em mais de 1880 operações. Pelo terceiro ano consecutivo, a Unidade do Banco do Povo Paulista de Pereira Barreto fecha o Balanço Anual como a 2º Melhor Agencia do Estado de São Paulo, na faixa de 15.000 a 30.000 habitantes. Onde foram analisados todos os critérios de metas, valores e inadimplência, tudo dentro das Normas da Auditoria/Controladoria. Conforme relata o Agente de Crédito e Gestor Arnaldo Takeshi Tachibana, “todos esses resultados se deve principalmente á junção e a união dos participantes do convenio, cada qual com suas responsabilidades. A prefeitura oferecendo condições de trabalho e aportando valores, o agente de crédito divulgando, buscando e adentrando em locais não atendidos e o Governo do Estado auditando normas, auditorias e sistemas bem como também aportando valores. E, com isso quem sai ganhando é o município e munícipes, onde os recursos são aplicados dentro do município, dando condições do tomador ter acessibilidade a créditos baratos, com isso podendo auferir ganhos e lucros maiores, solidificando o seu próprio negócio”.

A unidade do Banco do Povo Paulista de Pereira Barreto atualmente está vinculado a Secretaria do Desenvolvimento Economico e está atendendo na Avenida Cel. Jonas Alves de Mello, 1461 – local compartilhado com o Balcão de Emprego e Sala do Empreendedor e, também pelos telefones 3746-1000 e 3704-4373. O atendimento é realizado das 8h às 11h e das 13h às 16h.