Visando alavancar a economia de Pereira Barreto, Administração Municipal investe cada vez mais no fomento aos empresários locais

1 88572

Parcerias com o SEBRAE, ações pontuais e planejamento sério: empresários encontram mecanismos para guinar seus negócios.

O cenário econômico brasileiro, atualmente é muito complicado, todos sabem disso: índices de inflação, desemprego, geração de renda, consumo, assustam cada vez mais a população com números alarmantes. Em tempos como esses, a chave para o sucesso pode ser a inovação. E foi exatamente nisso que a Administração Municipal de Pereira Barreto apostou, mesmo antes dessa atual conjuntura: fornecer os meios necessários para que os empresários pereira-barretenses se sobressaíssem no mercado consumidor.

 

De 2009 para cá, os empreendedores de Pereira Barreto têm a disposição diversas ferramentas para manterem seus negócios bem estruturados e crescerem cada vez mais, mesmo em um cenário adverso.

 

O primeiro passo foi criar o Setor Municipal de Desenvolvimento Econômico, departamento voltado para a criação de estratégias para impulsionar a economia municipal, identificar problemas e assessorar os empreendedores locais na busca por diagnósticos precisos para impulsionar seus negócios.

 

Para isso, no setor encontram-se instalados a Sala do Empreendedor, o Banco do Povo Paulista, o Posto de Atendimento ao Trabalhador e o Posto de Atendimento ao Empresário. Esses quatros órgãos dão o primeiro atendimento ao futuro empresário de Pereira Barreto, buscam a desburocratização no que diz respeito à formalização das empresas e trazem consultorias para todos os empresários da cidade. Essa estrutura foi montada para que o empresário possa, com a empresa regularizada, buscar recursos financeiros no Banco do Povo Paulista e captar recursos humanos no Posto de Atendimento ao Trabalhador.

Outro importante artifício que a Administração Municipal tem colocado a disposição dos empresários são as palestras e as oficinas de capacitação: a Prefeitura Municipal tem estreitado cada vez mais as relações com os profissionais do SEBRAE-SP (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). Tal parceria tem garantido cada vez mais capacitações, oferecidas de maneira gratuita, para os empresários e aqueles que têm interesse em montar seu próprio empreendimento.  As palestras e as oficinas abrangem todos os aspectos que envolvem a boa gestão empresarial e também identificar novas oportunidades de negócios.

 

A parceria com o SEBRAE-SP também possibilitou algo totalmente novo em Pereira Barreto: consultorias gratuitas e mensais para os empreendedores através do SEBRAE Móvel, um verdadeiro escritório sobre rodas, onde o empresário recebe todo um diagnóstico sobre como está seu negócio e quais medidas ele terá que adotar para melhorar seus resultados. A ferramenta permite aos empreendedores ter um melhor planejamento, conseguirem avaliar melhor os caminhos das empresas para o futuro e ter uma definição de metas.

 

Mercado de Trabalho: Administração Municipal implanta programas de qualificação profissional

 

 

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e acirrado. Estar preparado quando as oportunidades surgem é fundamental para quem almeja um emprego e para isso a atual Administração Municipal de Pereira Barreto implantou programas de qualificação profissional.

Parcerias com a Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo (SERT), com o SEBRAE-SP, ETEC, dentre outros, garantem a população diversos cursos profissionalizantes, tais como pedreiro, encanador, eletricista de auto, pintor, cuidador de idosos, culinária, garçom, camareira, soldador, traçador de caldeiraria, atendente de comércio, etc.

 

Juntamente com o Fundo Social de Solidariedade do Estado e de Pereira Barreto, mais cursos a disposição da população: no Centro Cultural localizado no bairro da Vila Marão, a Administração Municipal oferece cursos de Maquiador, Corte e Costura, Pintura em Tela, Biscuit e Bordado.

 

Para aqueles que procuram um emprego, a Administração Municipal oferece o Programa Time do Emprego. O programa tem como objetivo de orientar e preparar o trabalhador na busca de um emprego compatível com seus interesses, habilidades e qualificação profissional. Participando do programa, a pessoa tem a chance de ser alocado no mercado de trabalho ainda durante a sua participação no Time do Emprego, já que no próprio programa são identificadas as suas habilidades, e logo que surge uma vaga de emprego no Posto de Atendimento ao Trabalhador, o participante pode ser encaminhado para essa vaga.

 

 

Melhorias no Parque Industrial: incentivo ao crescimento de Pereira Barreto

Nestes sete anos, a  Administração Municipal olhou com carinho para o Parque Industrial do município e enxergou um grande potencial para alavancar o crescimento de Pereira Barreto.

 

O primeiro passo foi a realização do levantamento planialtimétrico de toda a região onde está situado o Parque Industrial, um documento que descreve o terreno com exatidão e nele são anotadas as medidas planas, ângulos e diferenças de nível, muito importante para se fazer construções com segurança. Além disso, a Administração investiu pesado para a instalação de estruturas de esgoto e emissários e a construçã

o de guias de sarjeta e asfaltamento das duas ruas que dão acesso ao Parque Industrial.

A Prefeitura Municipal também passou a exercer um controle mais rígido das Leis de Doações de terrenos no local, bem como o envio de comunicados e notificações para terrenos irregulares. Outro ponto importante foi a revogação e consequente reintegração de posse ao município das Leis irregulares de doações de terrenos, algo que sempre onerou o município.

Uma grande ação para melhorar a fiscalização e o desenvolvimento do Parque Industrial foi a extinção do antigo CONDIP (Conselho do Desenvolvimento Industrial de Pereira Barreto) e criação do CMDU (Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano), um órgão colegiado de natureza permanente, de caráter consultivo e fiscalizador, que reúne representantes do poder público e da sociedade civil e tem como objetivo assessorar o município seja por meio do executivo ou legislativo, quanto ao Planejamento Urbano e Desenvolvimento do Município de Pereira Barreto. As reuniões do CMDU são realizadas mensalmente.

Desafios para o futuro, certeza de crescimento

 

Todo o trabalho realizado nestes sete anos, no entanto, exigem um olhar mais aprofundado para o futuro. E a busca por novos desafios é o que mantém o crescimento e a certeza de planos maiores.

 

A Administração Municipal já planejou novos caminhos para manter o desenvolvimento econômico de Pereira Barreto.

 

A implantação de novos cursos profissionalizantes, como Depilação e Design de Sobrancelhas, a reforma de toda a rede elétrica no espaço onde está localizada a Feira Municipal, a montagem da Agência de desenvolvimento do SEBRAE no município, a inclusão da matéria de Empreendedorismo para os alunos do Ensino Fundamental, dentre outros. São novas ações para nortear Pereira Barreto.

Um trabalho muito bem pautado e bem desenvolvido. E quando o trabalho é serio, então ele é para sempre.

 

{mp3remote}/parasempre/desenvolvimento/assets/audio/audio.mp3|300|22|1{/mp3remote}

 

Saiba mais –> https://www.pereirabarreto.sp.gov.br/parasempre/desenvolvimento/ 

 

Comentários

Deixe um comentário

Notícias relacionadas

Horários

Atendimento ao público:

De Segunda à sexta-feira das 13h às 17h

Funcionamento:

De Segunda à sexta-feira das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h

Endereço

Av: Jonas Alves de Mello, 1947

Cep 15370-042

Pereira Barreto (SP)

Veja no mapa como chegar

Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto
CNPJ 44.446.904/0001-10
© 2013 – 2024
Site desenvolvido pela equipe do Setor de Tecnologia da Informação da Prefeitura Municipal
[email protected]