Ações de conscientização contra a Violência a Pessoa Idosa estão sendo realizadas em Pereira Barreto

Nesta quarta-feira às 14h o CREAS e o Conselho Municipal do Idoso darão continuidade às ações no calçadão

 

A prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto iniciou esta semana ações intergeracional e de conscientização contra a violência a pessoa idosa nas escolas municipais. As EMEBs receberam a visita dos integrantes do projeto “Amigos do Idoso” uma promoção do Conselho Municipal do Idoso e da Secretaria Municipal de Educação.

 

O objetivo dessas ações é de promover uma atividade entre os idosos e as crianças, criando também uma oportunidade para trabalhar a questão de valorização e respeito à pessoa idosa, este é o segundo ano que o Conselho realiza essa ação. A programação foi realizada assim, segunda-feira (12) – EMEB Celda Mello Oliveira, na terça-feira (13) – EMEB Maria Elza de Aguiar Domingues e nesta quarta-feira (14) na – EMEB Comendador Hirayuki Enomoto.

 

As ações nas EMEBs contaram com a presença do Grupo de Dança Sênior, onde as participantes idosas apresentaram danças e realizaram momentos com a participação das crianças nas coreografias e também com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura que proporcionou a participação especial de atores, integrante da CIA de Teatro Cid Chagas, que realizou uma interação com as Crianças sobre respeito aos idosos.

 

As visitas também estão contando com a colaboração do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) para falar sobre a Campanha de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa celebrada mundialmente no dia 15 de Junho, também foram entregues panfletos para que as crianças pudessem levar a mensagem de respeito aos idosos para suas famílias.

 

As ações terão continuidade nesta quarta-feira (14) através do CREAS em parceria com o Conselho Municipal do Idoso, onde será realizada a partir das 14h no Calçadão a Campanha alusiva ao Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. O objetivo é ampliar a divulgação, sensibilizar e convocar a população pereira-barretense a refletir sobre a violência praticada contra idosos e divulgar os canais de denúncia para coibir esta prática.

 

Dados do Ministério dos Direitos Humanos apontam que as violências mais recorrentes entre o público idoso são: negligência, violência física e psicológica além de abuso financeiro.

 

“Precisamos criar a consciência de que o idoso precisa ser respeitado, valorizado, bem tratado e bem cuidado. Diante de uma sociedade que prega individualidade, consumismo e isolamento, o idoso acaba ficando deslocado em sua necessidade de conversar e ter companhia”.

 

(Fonte:http://www.sdh.gov.br/noticias/2016/junho/dados-do-disque-100-mostram-que-mais-de-80-dos-casos-de-violencia-contra-idosos-acontece-dentro-de-casa)

 

Conforme Estatuto do Idoso é dever de todos prevenir ameaça ou violação aos direitos do idoso (Art. 4º, &1º) e todo cidadão tem o dever de comunicar à autoridade competente qualquer forma de violação a esta Lei que tenha testemunhado ou de que tenha conhecimento (Art. 6º).

 

As denúncias podem ser anônimas e em Pereira Barreto poderão ser feitas através dos seguintes canais:

Delegacia de Defesa da Mulher 18 3704-5288 ou no Disque Denúncia 100.

O CREAS também pode receber denúncia, para maiores orientações ou atendimento, O CREAS esta situado na rua Fauzi Kassim nº 1675 ou ainda você pode ligar no 18 3704-4918.

 

A PIOR VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO É O SEU SILÊNCIO!

 

conscientizacao contra a violencia a pessoa idosa 01 40c7b

 

conscientizacao contra a violencia a pessoa idosa 02 76ab4

 

conscientizacao contra a violencia a pessoa idosa 03 318e8

 

conscientizacao contra a violencia a pessoa idosa 04 4e64d

 

conscientizacao contra a violencia a pessoa idosa 05 07715

 

conscientizacao contra a violencia a pessoa idosa 06 1b2f8

 

conscientizacao contra a violencia a pessoa idosa 07 cad74

 

conscientizacao contra a violencia a pessoa idosa 08 7fdd6

 

conscientizacao contra a violencia a pessoa idosa 09 26549

Comentários

Deixe um comentário

Notícias relacionadas

Horários

Atendimento ao público:

De Segunda à sexta-feira das 13h às 17h

Funcionamento:

De Segunda à sexta-feira das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h

Endereço

Av: Jonas Alves de Mello, 1947

Cep 15370-042

Pereira Barreto (SP)

Veja no mapa como chegar

Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto
CNPJ 44.446.904/0001-10
© 2013 – 2024
Site desenvolvido pela equipe do Setor de Tecnologia da Informação da Prefeitura Municipal
[email protected]