Centenas de pessoas já depositaram seu voto para a escolha dos novos conselheiros tutelares

Em Pereira Barreto, a eleição foi movimentada durante essa manhã.

A manhã desse domingo (6), foi movimentada nas FIU (Faculdades Integradas Urubupungá). A movimentação ocorreu devido a eleição para a escolha dos novos conselheiros tutelares da Estância Turística de Pereira Barreto.

Centenas de pessoas compareceram para exercer seu direito de votar, ajudando assim na escolha dos cinco novos conselheiros tutelares que atuarão em Pereira Barreto, zelando e fazendo cumprir os direitos das crianças e adolescentes, segundo o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).

O conselheiro entre suas atribuições, tem o dever de aconselhar os pais ou responsáveis da criança ou adolescente durante o atendimento, requisitar atendimento na área da saúde, educação, por exemplo, a criança assistida, entre outras situações.

No município de Pereira Barreto, dez candidatos estão aptos a receber o voto, entre eles, os cincos mais votados assumirão a função em janeiro de 2020 e terão mandato de 4 anos.

A eleição ocorre até às 17h deste domingo e após ocorrerá a apuração dos votos, o resultado está previsto para ser divulgado ainda na noite de hoje no município.

Segundo a Secretária Executiva do CMDCA (Conselho Municipal da Criança e do Adolescente), Thaoane Cristina Rodrigues, a expectativa é que o número de eleitores esse ano seja maior que no último pleito, ocorrido em 2015. “Na manhã desse domingo notamos uma grande adesão da população em participar dessa eleição, essa participação é muito importante, quero ressaltar que a votação é bem simples e rápida, por se tratar da escolha de um candidato. Aproveito para agradecer os cerca de 40 voluntários que estão trabalhando neste domingo para que tudo transcorra bem durante a eleição, estamos aguardando um grande número de pessoas também para a tarde, entre eles os jovens de 16 anos que já tem o título de eleitor”, finalizou Thaoane.

Para votar o eleitor deverá apresentar seu título eleitoral e um documento com foto.

Vale lembrar que a “boca de urna” não é permitido, e caso alguém seja flagrado realizando essa ação, o candidato será desclassificado na hora, denúncias podem ser feitas diretamente aos integrantes da comissão organizadora que estarão durante todo o dia nas FIU.