Eleições para o Conselho Tutelar de Pereira Barreto foram realizadas no último domingo

Apuração dos votos foi realizada nesta segunda-feira e foram escolhidos os cinco novos conselheiros do município.

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente realizou no último domingo (4) as eleições para o Conselho Tutelar da Estância Turística de Pereira Barreto. A eleição teve início às 8h e foi encerrada às 17h nas Faculdades Integradas Urubupungá – FIU.

A apuração dos votos foi realizada nesta segunda-feira (5), em um processo acompanhado de perto pelos próprios candidatos à uma vaga no conselho, além de representantes do Ministério Público.

Ao todo, 2.153 pessoas compareceram ao pleito, reunindo um total de 7.528 votos, já que cada eleitor poderia votar em até cinco candidatos. Foram contabilizados 5 votos em branco e 23 votos nulos, restando 7500 votos válidos.

Foram eleitos os 5 candidatos mais votados para o Conselho Tutelar: José Donizete Aragão, Fernanda Mayumi Suguiura, Osvaldo Vilas Boas da Silveira, Sônia Aparecida Pires Barcelos e Sueli da Silva Nascimento.

Agora os candidatos serão nomeados e tomarão posse no conselho no dia 10 de Janeiro de 2016 para um mandato de 4 anos.

O Conselho Tutelar é um órgão responsável por zelar e fazer cumprir os direitos das crianças e dos adolescentes segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente.  Ele é importante, pois, em situações de vulnerabilidade pessoal e social das crianças e adolescentes, como abandono, negligência, exploração, violência, crueldade e discriminação, é ele que a sociedade aciona para proteger as crianças.

Confira o resultado oficial da eleição com a quantidade de votos que cada candidato recebeu:

1- José Donizete Aragão – 875 votos – Eleito

2- Fernanda Mayumi Suguiura – 842 votos – Eleita