A Cia de Teatro Cid Chagas, da Estância Turística de Pereira Barreto, dirigida por Mário Irikura (Diretor Municipal de Cultura), realizou, durante o mês de novembro, uma temporada de apresentações gratuitas, no Estado do Tocantins, da peça Tem um Rio na Biblioteca. A equipe de atores pereira-barretenses esteve nas cidades de Gurupi, Paraíso do Tocantins e Miracema.
Para Mário, a experiência vivenciada pelo grupo foi gratificante. “Poder levar arte e cultura para dentro das escolas, ajudando na construção do crescimento cultural desses jovens, e ver o sorriso no rosto de cada um deles, vê-los participando, interagindo com os atores, tudo isso não tem preço. Retratar um assunto tão importante e urgente, de forma lúdica e divertida facilita o entendimento das crianças em relação à necessidade de preservarmos a nossa natureza”, destacou.
Mário também ressaltou a importância do espetáculo: “A peça traz a discussão sobre os problemas da poluição dos rios, e dos cuidados com o meio ambiente, assunto essencial para a educação das nossas crianças. Mas, além disso, é uma peça divertida, leve, feita para alegrar ao mesmo tempo que ensina”.
A Peça
De forma bem-humorada e didática, os personagens Zizi e Vavá se aventuram a ajudar o planeta Terra na tarefa de enfrentar a poluição. A jornada dos personagens é bem-sucedida pois descobrem nos livros as soluções para salvar o planeta e se encantam então com o poder da leitura, passando por histórias e descobertas que ilustram a diferença que o conhecimento faz: todo o poder que a leitura pode gerar, incentivando as crianças ao maior contato com os livros e apresentando uma reflexão sobre os cuidados com o meio ambiente.
O espetáculo aborda conteúdos como uso da água potável, os 5 “R’s” (repensar, reduzir, recusar, reutilizar e reciclar), a importância do saneamento básico, conceitos como sustentabilidade e os ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU), sempre aplicados nos seus contextos e cotidianos.
FICHA TÉCNICA
Texto original: Evanildo Fernando
Adaptação: CIA CID CHAGAS
Direção: Mário Irikura
Elenco: Fabrício Carvalho, Gabriel Mirck e Melinda Almeida
Produção / Técnico de som: Mário Irikura
Trilha Sonora & Adaptação Dramatúrgica: Fabrício Carvalho
Cenário e Figurinos: Dona Creô
Assistente de Direção & Produção / Técnica: Valéria Bueno
PATROCÍNIO
BRK Ambiental
Caixa Econômica Federal