Cia de Teatro Cid Chagas de Pereira Barreto apresentou a peça ‘Tem um Rio na Biblioteca’ no Estado do Tocantins

A Cia de Teatro Cid Chagas, da Estância Turística de Pereira Barreto, dirigida por Mário Irikura (Diretor Municipal de Cultura), realizou, durante o mês de novembro, uma temporada de apresentações gratuitas, no Estado do Tocantins, da peça Tem um Rio na Biblioteca. A equipe de atores pereira-barretenses esteve nas cidades de Gurupi, Paraíso do Tocantins e Miracema.

Para Mário, a experiência vivenciada pelo grupo foi gratificante. “Poder levar arte e cultura para dentro das escolas, ajudando na construção do crescimento cultural desses jovens, e ver o sorriso no rosto de cada um deles, vê-los participando, interagindo com os atores, tudo isso não tem preço. Retratar um assunto tão importante e urgente, de forma lúdica e divertida facilita o entendimento das crianças em relação à necessidade de preservarmos a nossa natureza”, destacou.

Mário também ressaltou a importância do espetáculo: “A peça traz a discussão sobre os problemas da poluição dos rios, e dos cuidados com o meio ambiente, assunto essencial para a educação das nossas crianças. Mas, além disso, é uma peça divertida, leve, feita para alegrar ao mesmo tempo que ensina”.

A Peça

De forma bem-humorada e didática, os personagens Zizi e Vavá se aventuram a ajudar o planeta Terra na tarefa de enfrentar a poluição. A jornada dos personagens é bem-sucedida pois descobrem nos livros as soluções para salvar o planeta e se encantam então com o poder da leitura, passando por histórias e descobertas que ilustram a diferença que o conhecimento faz: todo o poder que a leitura pode gerar, incentivando as crianças ao maior contato com os livros e apresentando uma reflexão sobre os cuidados com o meio ambiente.

O espetáculo aborda conteúdos como uso da água potável, os 5 “R’s” (repensar, reduzir, recusar, reutilizar e reciclar), a importância do saneamento básico, conceitos como sustentabilidade e os ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU), sempre aplicados nos seus contextos e cotidianos.

FICHA TÉCNICA

Texto original: Evanildo Fernando

Adaptação: CIA CID CHAGAS

Direção: Mário Irikura

Elenco: Fabrício Carvalho, Gabriel Mirck e Melinda Almeida

Produção / Técnico de som: Mário Irikura

Trilha Sonora & Adaptação Dramatúrgica: Fabrício Carvalho

Cenário e Figurinos: Dona Creô

Assistente de Direção & Produção / Técnica: Valéria Bueno

PATROCÍNIO

BRK Ambiental

Caixa Econômica Federal

Comentários

Deixe um comentário

Notícias relacionadas

Horários

Atendimento ao público:

De Segunda à sexta-feira das 13h às 17h

Funcionamento:

De Segunda à sexta-feira das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h

Endereço

Av: Jonas Alves de Mello, 1947

Cep 15370-042

Pereira Barreto (SP)

Veja no mapa como chegar

Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto
CNPJ 44.446.904/0001-10
© 2013 – 2022
Site desenvolvido pela equipe do Setor de Tecnologia da Informação da Prefeitura Municipal
informatica@pereirabarreto.sp.gov.br