Conselho realiza 3ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Pereira Barreto

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Pereira Barreto realizou, nos dias 29 e 30 de novembro a 3ª Conferência Municipal do Direitos da Criança e do  Adolescente. No primeiro dia, de forma lúdica, participaram cerca de 80 crianças e adolescentes que foram escolhidos para representar as escolas da cidade. Eles tiveram a oportunidade de debater sobre as propostas que foram levantadas anteriormente por eles nas escolas e aprová-las.

No dia 30 de novembro continuaram as atividades Conferência, porém o tema foi discutido por profissionais da rede de atendimento da criança e do adolescente do município. Após todas as atividades, os participantes elegeram propostas aos três níveis de governo para garantir políticas públicas efetivas para crianças e adolescentes. Além disso, foram eleitos os delegados que irão representar o município nas etapas regional e estadual da conferência.

As escolas da rede privada, municipal e estadual participaram de conferências preparatórias que aconteceram no mês de outubro. Nos encontros aconteceram debates e levantamento de propostas sobre a temática da XII Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente. Participaram das atividades preparatórias aproximadamente três mil alunos de 05 a 17 anos das escolas: E.E Agnes Liedtke, E.E. Coronel Francisco Schmidt, E.E. Mitsusada Umetani, Escola Santo André, Colégio XI de Agosto, CEMEI Profª Edith Barbosa Vasconcellos, CEMEI Profº Milhem Carlos Farhat, CEMEI Saci Pererê, EMEI Tia Nastácia, EMEI: Assumpta Scatena Garcia, EMEI “Emília”, Emei Marquês de Rabicó, EMEI. Sítio do Pica Pau Amarelo, EMEB “Profª Maria Elza de Aguiar Domingues”, EMEB  Fazenda Esmeralda, EMEB Profª Celda Melo Oliveira, EMEB. Com. Hirayuki Enomoto.

As atividades de temas como: A Situação dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes em Tempo de Pandemia da Covid-19;  violações e vulnerabilidade; ações necessárias para preparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade, resultaram em diversos trabalhos e propostas que foram apresentadas na conferência lúdica Municipal.