CRAS orienta gestantes sobre importância do aleitamento materno

A ação dá ênfase ao Agosto Dourado, mês de incentivo a amamentação

As gestantes atendidas pelo CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) de Pereira Barreto participaram de um bate papo com orientações sobre a importância do aleitamento materno e informações relevante a gestante. A ação foi promovida pela Secretaria Municipal de Assistência Social, através do CRAS, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, em um espaço acolhedor e decorativo dando ênfase ao tema “Agosto Dourado – incentivo a amamentação “.

A enfermeira da Unidade Básica de Saúde, Jessica Baptista Ricardo,  fez um diálogo sobre amamentação, demonstrando a posição correta para amamentar, orientações de cuidados com o bebê e tirou dúvidas das participantes. A educadora física do NASF, Camila, aplicou uma atividade de meditação para conexão da gestante com o bebê, relaxamento.

As participantes ainda receberam orientações de assistentes sociais sobre o Cadastro Único e demais programas sociais e o programa Criança Feliz. No final foi servido um lanche natural, salada de frutas e suco de laranja, além de mimos elaborados pela equipe do Programa Criança Feliz com mensagens para gestantes. Foi ainda disponibilizado para doação roupinhas de bebê.

Agosto Dourado

O mês de agosto foi designado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) como Agosto Dourado, por simbolizar a luta pelo incentivo à amamentação – a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. No Brasil também escolheu-se este como o “Mês do Aleitamento Materno”. O melhor alimento para qualquer bebê é o leite materno da própria mãe, principalmente se este for oferecido diretamente do seio.

O leite materno é considerado o alimento mais completo para os bebês. Ele sacia a fome, contribui para a melhora nutricional da criança, reduz a chance de obesidade, hipertensão e diabetes, diminui os riscos de infecções e alergias e possibilita um efeito positivo na inteligência e no vínculo entre mãe e bebê. 

Especialistas destacam que o leite materno é repleto de anticorpos, fundamentais para a saúde e a resistência dos bebês a doenças. Por isso, é fundamental que a criança o receba como única fonte de alimentação até os 6 primeiros meses de vida. A orientação,no entanto, é que a amamentação continue até os 2 anos ou mais.

Comentários

Deixe um comentário

Notícias relacionadas

Horários

Atendimento ao público:

De Segunda à sexta-feira das 13h às 17h

Funcionamento:

De Segunda à sexta-feira das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h

Endereço

Av: Jonas Alves de Mello, 1947

Cep 15370-042

Pereira Barreto (SP)

Veja no mapa como chegar

Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto
CNPJ 44.446.904/0001-10
© 2013 – 2024
Site desenvolvido pela equipe do Setor de Tecnologia da Informação da Prefeitura Municipal
[email protected]