CREAS de Pereira Barreto realiza manhã de conscientização contra a violência à mulher

Para marcar o Dia Internacional da Eliminação da Violência Contra a Mulher, celebrado no dia 25 de novembro, o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) de Pereira Barreto realizou, na manhã desta quarta-feira (22), um encontro com as famílias acompanhadas pelas unidades da assistência social (CREAS e CRAS). O evento aconteceu na Praia Pôr do Sol com o objetivo de conscientizar e alertar a população acerca dos danos causados por este tipo de prática.

A manhã contou com palestras, roda de conversa que aconteceu através de parceria com a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), onde foi abordado o tema referente aos direitos das mulheres vitimas de violência doméstica e a convivência familiar e comunitária com os filhos após a aplicação da medida protetiva. Também foi falado sobre o acesso da vitima à defensoria pública sobre feminicidio.

Em parceria com Atenção Básica de Saúde o momento contou também com a atualização de vacinas, teste rápido e agendamento preventivo nas Unidades Básicas de Saúde, voltados à saúde da mulher. Para complementar, foi realizado sorteio de maquiagens e realização de um book fotográfico, para enaltecer alta estima das participantes.

Para ampliar a divulgação de informações, referentes ao combate à violência doméstica, a Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto, através do CREAS, fixou, em pontos estratégicos na Praia Pôr do Sol, placas display alusivas à campanha.

Violência

A violência contra a mulher pode ocorrer de diversas formas e, em grande parte, ocorre no âmbito do lar, sendo praticado por pessoas próximas à sua convivência, como maridos ou companheiros. Na Lei Maria da Penha (Lei n. 11.340, de 7 de agosto de 2006) estão previstos cinco tipos de violência doméstica:

Violência física: qualquer conduta que se use de força física para ferir, lesar ou provocar dor à mulher. Ex: atirar objetos, lesões com objetos cortantes, tortura, etc.

Violência psicológica: conduta que causa danos emocionais ou tenta controlar ações, comportamentos, crenças e decisões. Ex: ameaça, constrangimento, manipulação, etc.

Violência sexual: quando se obriga a mulher a presenciar ou manter interações sexuais por meio do uso de força física, intimidação, coerção ou influência psicológica. Ex: estupro, impedimento de uso de métodos contraceptivos, etc.

4. Violência patrimonial: conduta que implica dano, perda, destruição ou retenção de objetos pessoais, instrumento de trabalho ou bens materiais. Ex: controlar dinheiro, furto, destruição de objetos de valor propositalmente, etc.

5. Violência moral: configura calúnia, injúria e difamação. Ex: fazer críticas mentirosas, expor a vida íntima da mulher, etc.