16º Festival de MPB foi encerrado no sábado

Campeões nas categorias nacional, local e aclamação popular foram conhecidos após três dias de festival.

A 16º edição do Festival de MPB da Estância Turística de Pereira Barreto foi encerrada no último sábado (9). O festival teve início na quinta-feira (7) com a primeira eliminatória, que contou com dez participações. Na sexta-feira (8), a segunda eliminatória foi realizada com a presença de onze músicos. Após as apresentações foram conhecidos os finalistas para a noite de sábado.

A grande final foi aberta com uma apresentação da Orquestra Popular de Viola Caipira de Pereira Barreto, regida pelo Maestro Wellington Rodrigues, que se apresentou durante todos os dias de festival. Em seguida, o Prefeito de Pereira Barreto, Arnaldo Enomoto, destacou a importância do Festival de MPB que contribui para o resgate da música popular brasileira, além de parabenizar a todos os participantes do evento pelo excelente trabalho.

Logo em seguida, os onze finalistas iniciaram suas apresentações, com músicas e atuações que encantaram e empolgaram o público. Conforme os músicos subiam ao palco, os favoritos começavam a aparecer, especialmente na categoria Aclamação Popular. O misto de estilos e músicas era notável, já que os cantores eram de vários locais do Brasil, como Pará, Sergipe, Minas Gerais, Rio de Janeiro, da Grande e do Interior de São Paulo.

Após as apresentações, foi a vez da Jazz Big Band juntamente com os músicos Bárbara Rodrix, Tavito e Sonekka prestarem um tributo ao artista Zé Rodrix, com o show “As Canções”. Com muito agito o musical animou ainda mais o público que aguardava ansiosamente o resultado final do festival.

Após o show, começaram as premiações na categoria Nacional. O troféu e o prêmio no valor R$ 2,5 mil foram entregues pela Agente de Cultura de Pereira Barreto, Jacqueline Olinda para o cantor Zebeto Corrêa, de Belo Horizonte, Minas Gerais, quinto colocado com a música “Parceria”. O prêmio de quarto lugar no valor de R$ 3,5 mil foi entregue pela Agente de Cultura, Gabriela Gonzaga, aos músicos Clauber Martins e Lena Garcia, de Marabá, Pará, que cantaram “Poema e Poeta”. A primeira-dama de Pereira Barreto, Maria José Enomoto, fez a entrega do prêmio no valor de R$ 4,5 mil, ao terceiro colocado, Hugo Brasarock, de Ilha Solteira, que cantou “Música do Avesso”. Em seguida, a Secretária de Cultura, Lúcia Sossolote, entregou o prêmio de segundo lugar, no valor de R$ 5,5 mil, ao músico Paulo Monarco, de Cuiabá, Mato Grosso, intérprete de “Nave”.

O Prefeito Arnaldo Enomoto realizou a entrega do troféu de Aclamação Popular e do prêmio no valor de R$ 1mil, ao grupo Borná de Xepa, de Três Corações, Minas Gerais, que cantou a música “Dona Mariana”. Em seguida o Chefe do Executivo Municipal premiou o cantor Nathan Fernando, vencedor da categoria Local, com a música “Surdo e Mudo”. Por fim, o Prefeito Arnaldo Enomoto entregou o prêmio de primeiro lugar na categoria Nacional, no valor de R$ 6,5 mil, para o músico Luís Dillah, que cantou “Coração Estradeiro”, encerrando mais um Festival de MPB de Pereira Barreto.

Prefeito Arnaldo Enomoto premia o cantor Luis Dillah

Prefeito Arnaldo Enomoto entrega o prêmio de aclamação popular ao grupo Borná de Xepa

O vencedor na categoria local, Nathan Fernando

Lúcia Sossolote, Secretária de Cultura, e o segundo colocado, Paulo Monarco