Biblioteca infantil Regina Drummond recebe doação de cerca de 80 novos livros

A Biblioteca infantil Regina Drummond, localizada no Pavilhão Feira Livre, recebeu duas doações que juntas somam cerca de 80 novos exemplares para o acervo. Da autora Regina Drummond, nome também dado a biblioteca em sua homenagem, são cerca de 30 livros que foram catalogados pela biblioteca e já estão disponíveis para toda a criançada.

Outra doação veio da escritora, ilustradoraarte-educadora e roteirista, Rosana Rios e da AEILIJ – Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil, com aproximadamente 50 livros. Estas importantes ações tem o propósito de estimular as crianças a criarem o hábito da  leitura e de buscar por novos conhecimentos.

O Diretor de Cultura, Mário Irikura, destacou a importância destas doações que enriquecem ainda mais o mundo da leitura na cidade. “A leitura nos permite viajar num mundo de possibilidades, conhecer novos lugares, novas culturas, crenças e hábitos, e o que é melhor, sem pagar nada!”, ressaltou.

REGINA DRUMMOND

Autora de muitos livros, contadora de histórias e tradutora, Regina Drummond vem desenvolvendo, há anos, projetos de estímulo à leitura e eventos para professores e alunos, com palestras, cursos, oficinas pedagógicas, shows e narração de histórias, além de participar de feiras e bienais do livro, nacionais e internacionais.

Foi coordenadora do Espaço das Atividades Infantis da Bienal Internacional do Livro de São Paulo desde sua inauguração, em 1992, até o Salão Internacional do Livro/99, quando mudou-se de São Paulo. Há anos vem participando ativamente dos projetos “O Escritor na Cidade”, “Gosto de Ler”, “O Escritor na Biblioteca”, “Paixão de Ler” e “ProLer”, entre outros. Contou histórias em programas de rádio e televisão. Escreveu peças de teatro infantil, tendo atuado como atriz em algumas delas.

Nascida em Minas Gerais, Regina Drummond é formada em Língua e Literatura Francesas. Fala inglês, francês e alemão. Atualmente, mora em Munique, na Alemanha, mas está sempre no Brasil, para cumprir uma agenda de muitos compromissos.

Seus trabalhos já receberam vários prêmios e destaques, entre eles, quatro selos “Acervo Básico” e um “Altamente Recomendável”, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, como autora, e o “Prêmio Jabuti”, da Câmara Brasileira do Livro, como editora

ROSANA RIOS

Formada em Educação Artística e Artes Plásticas pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo. Trabalhou como roteirista do programa Bambalalão da TV Cultura. Também desenvolveu e roteirizou o programa Agente G da Rede Record e, na área de HQs, fez roteiros de histórias em quadrinhos Disney publicadas pela Editora Abril.

Recebeu vários prêmios “Altamente Recomendável” da FNLIJ – Fundação Nacional da Literatura Infantil e Juvenil, assim como os prêmios Bienal Nestlé de Literatura e Histórias Infantis de Curitiba; pela FNLIJ, receberia ainda os Prêmios “O Melhor livro de Teatro”, “O Melhor para o Jovem”. Foi finalista do Prêmio Jabuti em 2008, 2011, 2017; recebeu o Jabuti em 2016, pela obra “Iluminuras” (Ed. Lê), uma novela juvenil sobre viagens no tempo. Recebeu também prêmios “Seleção” e “Distinção” da Cátedra UNESCO – PUC/RJ em 2017, 2018, 2019 e 2021.

Eleita Presidente da AEILIJ – Associação dos Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil para o período de 2019 a 2023. Até 2022 teve 180 obras publicadas, em Literatura Infantil, Juvenil, paradidáticos e Jovem Adulto. Membro da UBE – União Brasileira de Escritores.

Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil (AEILIJ)
Foi criada em 1999 no Rio de Janeiro, em um assembleia de 50 autores de texto e de imagem. Ela é empenhada em representar e defender os criadores de imagem e texto que dedicam a via à Literatura para crianças e jovens.

A AEILIJ tem sido um espaço de diálogos, parcerias, defesa da liberdade e criação de esclarecimento a novos autores de todo Brasil. Após completar 21 anos em 2020, a Associação continua crescendo sempre lutando pelos direitos de Autor e pelo fortalecimento da Literatura infantil e juvenil brasileira.