A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, está com inscrições abertas para a oficina gratuita “Da Ideia ao Roteiro”. A capacitação será realizada no dia 22 de outubro, às 15h, na sede da Casa da Cultura Aristeu Custódio Moreira.
A atividade possui duração de 4 horas, classificação indicativa a partir de 14 anos e oferece 40 vagas para a comunidade local e entusiastas do cinema e das artes cênicas.
Sobre a Oficina e Conteúdo
A oficina propõe uma introdução prática e teórica aos fundamentos da escrita de roteiros para o cinema. Durante o encontro, os participantes aprenderão as etapas essenciais para transformar uma ideia inicial em uma narrativa estruturada, abordando conceitos como tema, criação de personagens, desenvolvimento de conflitos e elaboração de argumentos cinematográficos.
A formação será ministrada por Luís Carlos Pavan, músico, produtor e pesquisador audiovisual com vasta trajetória no movimento cineclubista paulistano, na composição de trilhas sonoras e na pesquisa da história do cinema. Pavan é também o diretor do documentário A Novidade do Século: A História do Cinema em Mococa (2024).
Inscrições e Serviços
Oficina: Da Ideia ao Roteiro;
Data: 22 de outubro de 2026;
Horário: Das 15h às 19h;
Local: Casa da Cultura Aristeu Custódio Moreira;
Vagas: 40 participantes (por ordem de inscrição);
Classificação: A partir de 14 anos.
As inscrições são totalmente gratuitas e devem ser realizadas presencialmente na sede da Casa da Cultura.




