Circuito SESC de Artes será realizado em Abril em Pereira Barreto

Evento será realizado na Praça da Bandeira e contará com 7 atrações.

A Estância Turística de Pereira Barreto irá receber no próximo mês de Abril um evento inédito no município: é o Circuito SESC de Artes, evento realizado através da Prefeitura Municipal com o SESC São Paulo. Ao todo, serão sete atrações artísticas que estarão presentes na programação do Circuito SESC de Artes em Pereira Barreto. O evento será realizado no dia 6 de Abril, das 16h às 21h30min, na Praça da Bandeira “Com. Jorge Tanaka”.

O Circuto SESC de Artes percorre 121 municípios de São Paulo. As atividades são sempre gratuitas e livres para todas as idades. Este ano, o evento vai reunir 490 artistas e 1000 apresentações por todo o estado de São Paulo e busca promover um encontro de linguagens em vivências, espetáculos e oficinas que vão até a população. Em Pereira Barreto, as expressões artísticas envolvem música, teatro, cinema, circo, dança e literatura.

Confira as atrações:

– Banda Maglore: com 10 anos de estrada, a banda baiana Maglore apresenta um show em homenagem a Tim Maia. Além de sucessos de seus quatro álbuns, o grupo interpreta canções conhecidas e algumas raridades do pai do soul e do funk brasileiros, porém, adaptadas para a sua sonoridade pop rock com referências tropicalistas e psicodélicas.

– DJ Paulão: radialista, cientista político e curador de projetos culturais, DJ Paulão tem mais de 25 anos de carreira na área cultural. Pesquisador do Tropicalismo, colaborou com a exposição “Tropicália” no Museu de Arte Contemporânea de Chicago e Museu de Arte do Bronx. Atualmente, pesquisa a história do samba rock e dos bailes para um livro. Seu som explora as vertentes e ritmos da música brasileira dos últimos 60 anos.

– Cia. Cênica de São Paulo com a peça “Terra Abaixo, Rio Acima”: o progresso de uma hidrelétrica chega a uma pequena comunidade. Enquanto casas, terras, pessoas e memórias são represadas e submersas, os moradores buscam emergir de algo que se perdeu. O espetáculo de rua usa o realismo mágico e inspira-se em histórias do noroeste paulista, em especial, a construção da usina de Ilha Solteira, a submersão da cidade de Rubinéia, os personagens do imaginário e das memórias da região.

– Projeto Catado de Vânia Medeiros: os participantes da oficina vão criar seu livro de artista, com técnica de encadernação simples de um nó e utilizando fragmentos de textos literários, fotos, fitas adesivas, papéis coloridos, carimbos e material de desenho. Serão usados textos de domínio público de Machado de Assis, García Lorca, Gertrude Stein, Fernando Pessoa, Mina Loy e Florbela Espanca, entre outros escritores.

– Companhia Argentina Mano a Mano Circus com o espetáculo 100% Loucos: o espetáculo acompanha quatro artistas que se reencontram depois de anos e, agora, terão de enfrentar dificuldades e situações surpreendentes para eles e para o público. A apresentação da companhia argentina, fundada em 2010, reúne técnicas tradicionais do circo, como acrobacias aéreas, pólo chinês, malabarismo e acrobacias de piso, além do humor e da música ao vivo.

– Construção de Autômatos com Du Salzane: o público vai conhecer alguns princípios mecânicos para ajudar a montar peças em madeira de reuso que funcionam ao girar uma manivela. Com orientação dos arte-educadores que também são palhaços, a oficina discute o reuso de materiais encontrados no lixo e as formas de transformá-los em arte e poesia.

– Instituo Querô com a oficina “Set na Praça”: o público vai ver como funcionam os bastidores de uma filmagem e experimentar algumas funções na produção de uma cena. O set contará com cadeira de diretor, iluminação, câmera, monitor, travelling (câmera em deslocamento), microfone, camarim e objetos de arte. Além de estimular os participantes a conhecer mais do universo da TV e do cinema, que tanto encantamento provoca, a proposta é valorizar atitudes de trabalho coletivo.