Departamento de Cultura de Pereira Barreto é contemplado pelo governo estadual com o “Tradição SP”

O Departamento de Cultura da Estância Turística de Pereira Barreto foi contemplado pelo projeto “Juntos Pela Cultura” do Governo de São Paulo, através do Tradição SP, e receberá apoio cultural para a realização da 4ª edição do FELIP – Festival Literário de Pereira Barreto. O FELIP foi enviado pelo departamento e receberá auxílio na contratação e pagamento de itens orçamentários. “Ter sido contemplado neste edital nos enche de orgulho. Foram meses na elaboração deste projeto. Poder trabalhar com uma equipe, apesar de reduzida, que é atuante, dedicada, técnica, faz toda a diferença”, salientou o diretor de cultura, Mário Irikura.

Através de chamadas públicas, o Juntos Pela Cultura viabiliza parcerias para a execução dos principais programas de difusão cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo, com gestão da Amigos da Arte, que há 18 anos executa políticas públicas culturais no Estado de São Paulo. A cultura é um dos principais ativos de São Paulo. Gera 3,9% do PIB estadual, 1,5 milhão de empregos diretos e está presente nos 645 municípios do Estado. Tem alta capacidade de geração de renda, emprego, inclusão e desenvolvimento. Reforça a identidade, qualifica os cidadãos e tem efeitos positivos sobre a educação, a saúde, a segurança pública e o turismo.

É por isso que o Juntos pela Cultura foi criado em 2019 pelo Governo de São Paulo com o objetivo de fomentar a produção, ampliar o acesso à arte e à cultura e, de forma simplificada, articular o estado, prefeituras e segmentos artísticos para a realização de ações culturais, eventos e atividades da economia criativa, visando fortalecer a produção independente, ampliar o acesso da população à arte, descentralizar o investimento público na área e estimular o desenvolvimento do setor.

Tradição SP

O Tradição SP consiste no apoio a ações culturais relacionadas a festas, celebrações, festivais, feiras e demais eventos que valorizem a cultura local, as identidades regionais e/ou a história dos municípios do Estado de São Paulo. Foram selecionados 104 municípios interessados em participar do Tradição SP para apoio da ações que contemplem a realização de eventos locais, que sejam tradição do calendário local, com grande impacto cultural e sejam realizados no segundo semestre de 2022.