Estão abertas as inscrições para as Oficinas Culturais do mês de julho

Tiveram início, nesta segunda-feira (13), as inscrições para as Oficinas Culturais oferecidas pelo Governo de São Paulo que serão realizadas no mês de julho. Os cursos serão todos ao vivo, via Zoom e aberto a toda a população. Os links para inscrição podem ser acessados em: linktr.ee/oficinasnointerior.

OFICINA: COMO CRIAR UM RELEASE? 

Coordenação: Luciana Gandelini 

Datas e horários: 4 e 7/7 – 18h30 às 20h30

35 vagas

Inscrições: 13/6 até o preenchimento das vagas

Seleção: primeiros inscritos

Público-alvo: Produtores culturais, funcionários de equipamentos culturais, artistas, educadores, produtores, jornalistas, programadores e estudantes.

Plataforma: Zoom

Link para inscrição: https://forms.gle/XbkNyac3YNGQ9wQP8


O ponto de partida para a divulgação de qualquer projeto cultural é a elaboração de um press-release ou simplesmente release. A oficina propõe uma jornada de entendimento sobre a importância desta ferramenta e como ela atua dentro da dinâmica da imprensa e mídias sociais. Um release bem elaborado, feito com clareza e objetividade é um ótimo cartão de visitas para qualquer artista e um bom texto de apresentação pode ser o abre alas para muitas novas oportunidades. 

OFICINA: PRODUÇÃO DE QUADRINHOS

Coordenação: Arnaldo Martinez

Data e horário: 4/7 – 18h30 às 21h30

25 vagas

Inscrições: 13/6 até o preenchimento das vagas

Seleção: primeiros inscritos

Público-alvo: interessados em quadrinhos, acima de anos.

Materiais e equipamentos necessários: Papel sulfite, régua, lápis, borracha, canetinhas para desenho.

Plataforma: Zoom

Link para inscrição: https://forms.gle/Cjkn3tdEaY7WZyHM8

A Oficina de HQ é dividida em duas partes: uma teórica, na qual é apresentada um pouco da história das HQs, suas variações de gêneros e utilização na escola e fora dela. Outra prática, na qual o participante é convidado a produzir uma HQ, criando personagens, elaborando o roteiro, ilustrando, utilizando balões, diagramando a página e deixando-a pronta para publicar.

OFICINA: POESIA VISUAL COM COLAGEM – COMPOSIÇÃO E PRODUÇÃO ARTESANAL 

Coordenação: Mariana Ser 

Datas e horários: 5, 7, 12 e 14/7 – 14h às 16h

30 vagas

Inscrições: 13/6 até o preenchimento das vagas

Seleção: primeiros inscritos

Público-alvo: Interessados em composição de imagens com colagem manual e poesia concreta.

Plataforma: Zoom

Link para inscrição: https://forms.gle/woNtN4rAaLwmXjDz9


A oficina tem a intenção de utilizar a poesia concreta, sonora e cinética como base para produzir as diversas formas de composição de imagem. Partiremos de poetas como Augusto de Campos, Décio Pignatari, Alice Ruiz, Paulo Leminski e Arnaldo Antunes para instigar a criatividade dos participantes. Com exercícios de observação, audição, leitura e construção de imagens.

CLUBE DE LEITURA LITERATURA NEGRA CONTEMPORÂNEA 

Coordenação: Elizandra Batista de Souza

Datas e horários: 5, 7, 12, 14, 19 e 21, 26 e 28/7 de 2022 – 18h30 às 20h30.

35 Vagas

Inscrições: 13/6 até o preenchimento das vagas 

Seleção: primeiros inscritos

Público-alvo: Educadores, artistas, produtores. Interessados em geral a partir de 16 anos.

Plataforma: Zoom

Link para inscrição: https://forms.gle/cNv7DK3vQxSJGJrE9


Este clube de leitura dará a conhecer a Literatura Negra Contemporânea por meio da produção literária de autores negros e autoras negras publicados a partir de 2016. Essa iniciativa coloca luz na escrita de homens e mulheres negras que são invisibilizados pela literatura contemporânea, de acordo com a pesquisadora Regina Dalcastagné, no artigo “A personagem do romance brasileiro contemporâneo: 1990 – 2004”, onde se constata a ausência de pobres e negros e também o silenciamento destes grupos marginalizados, sobretudo das mulheres negras, sendo substituídos por vozes hegemônicas que buscam falar sobre estes grupos, mas de forma estereotipada e sem nenhuma referência que promova a representatividade.

WORKSHOP: WEST SIDE STORY – OS MUITOS LADOS DE UMA HISTÓRIA

Coordenação: Gerson Steves

Datas e horários: 5, 6 e 7/7 – 18h30 às 20h30  

50 vagas

Inscrições: 13/6 até o preenchimento das vagas

Seleção: Primeiros inscritos

Público-alvo: interessados a partir de 16 anos

Plataforma: Zoom

Link para inscrição: https://forms.gle/ErzaPu54Td71Nqt6A


Um breve workshop de apreciação histórica, estética e de conteúdo sobre o musical de Arthur Laurents, Leonard Bernstein e Stephen Sondheim, conduzido pelo ator, diretor e pesquisador Gerson Steves, autor de “A Broadway Não é Aqui – Panorama do Teatro Musical no Brasil”. O projeto visa tratar de West Side Story a partir de suas origens na tragédia shakespeariana Romeu e Julieta e levando em conta a sua adaptação musical em alguns formatos disponíveis: 1. A adaptação teatral musical (disponível no YouTube na versão produzida por Jorge Takla); 2. O filme clássico de 1961; 3. O recente remake de Steven Spielberg; e 4. As possibilidades a partir da temporada que vai acontecer no Theatro São Pedro, na capital paulista. 

Obs.: recomenda-se, para melhor aproveitamento nos encontros, que os inscritos assistam às versões 1, 2 e 3 antes do início das aulas.

OFICINA: GRAVANDO EM CASA 

Coordenação: Guilherme Gagliardi 

Datas e horários: 8, 11, 13 e 15/7 – 14h às 16h 

30 vagas

Inscrições: 13/6 até o preenchimento das vagas

Seleção: Primeiros inscritos

Público-alvo: cantores, instrumentistas e produtores musicais com nenhuma ou pouca experiência de gravação musical, interessados em gravar suas músicas autorais e colocá-las para circular na internet.

Plataforma: Zoom

Link para inscrição: https://forms.gle/mGgQauuEt2Ld3W5i6


A Oficina de Gravação Musical é direcionada para cantores, instrumentistas e produtores de todos os estilos musicais, que desejem gravar suas músicas e colocá-las para circular na internet. Durante este encontro, o experiente músico e produtor musical Guilherme Chiappetta apresenta conceitos, técnicas e práticas de gravação, oferecendo aos participantes uma oportunidade de aprender como gravar suas próprias músicas usando celulares  e softwares livres para terem liberdade para produzir suas músicas autorais e se expressarem de forma autêntica e genuína.

OFICINA: LINGUAGEM AUDIOVISUAL

Coordenação: Cyntia Calhado 

Datas e horários: 11 e 13/7 das 14h às 16h

50 vagas

Inscrições: 13/6 até o preenchimento das vagas

Seleção: Primeiros inscritos

Público-alvo: Interessados na realização de produtos audiovisuais e em projetos de pesquisa para a pós-graduação. Estudantes, graduados ou educadores das áreas de Arte, Comunicação, Design, Cinema e Audiovisual.

Plataforma: Zoom

Link para inscrição: https://forms.gle/eKK2bjSk2QqYJHjN9


Esta oficina aborda os fundamentos da linguagem audiovisual, como enquadramentos, movimentos de câmera, decupagem e storyboard. Oferece noções básicas de edição/montagem e discute concepções estéticas para cinema, TV e internet, examinando-as no contexto da história do audiovisual. Focaliza as diferenças entre expressão verbal da palavra escrita e recursos da narrativa por meio de som e imagens.

OFICINA: CANTE BEM, CANTE MAIS, CANTE SEM PARAR! 

Coordenação: Katia Baroni

Datas e horários: 11 e 13/7 – segunda e quarta-feira – 18h30 às 20h30

40 vagas

Inscrições: 13/6 até o preenchimento das vagas

Seleção: Primeiros inscritos

Público Alvo: Cantores e cantoras estudantes de canto e amantes da arte de cantar que tenham no mínimo 16 anos. 

Plataforma: Zoom

Link para inscrição: https://forms.gle/LzeXjZkWDLomAeje9


Esta oficina tem a intenção de sanar dúvidas  sobre cuidados vocais, respiração e exercícios práticos e básicos, e trazer à consciência a identidade vocal de cada cantor. Por meio de exercícios de ressonância, de exercícios básicos de respiração, de aquecimento e de reconhecimento vocal se buscará  desvendar o mistério que envolve o músculo diafragma e sua relação com a respiração para o cantor, e como utilizá-lo corretamente.

OFICINA: DOCUMENTÁRIOS DOMÉSTICOS

Coordenação: Lucas Gervilla 

Datas e horários:

Turma A: 18, 20, 22 e 25/7 – das 10h às 12h

Turma B: 19, 21, 26, 28/7 – das 14h às 16h

30 Vagas

Inscrições: 13/6 até o preenchimento das vagas

Seleção: Primeiros inscritos

Público-alvo: estudantes, jovens produtores, cineastas iniciantes, youtubers. Qualquer pessoa que tenha interesse em se aprimorar em técnicas do cinema documental e que queira contar suas histórias. Não é necessário ter experiência prévia, nem equipamento profissional. 

Plataforma: Zoom

Link para inscrição:

Turma A: https://forms.gle/RdtfKLsE2jouKXem9

Turma B: https://forms.gle/TcZ9QnvZBymyP4Nh7


Na oficina os participantes entrarão em contato com métodos de produção audiovisual voltados para o cinema documentário, não importando o tipo de dispositivo de vídeo (celulares, webcam, câmeras semi-profissionais, DSLR’s, etc.). A atividade será focada em técnicas de filmagem e produção sem sair de casa utilizando equipamentos de baixo custo e acessórios fáceis de serem encontrados ou adaptados a partir do que os participantes tiveram à mão. Também serão abordados princípios básicos da edição e montagem; resultando em mini-documentário. 

OFICINA: QUERO SER ARTISTA VISUAL. E AGORA? 

Coordenação: Diana Vaz

Datas e horários: 19, 21, 26 e 28/7 – das 14h às 16h

30 vagas

Inscrições: 13/6 até o preenchimento das vagas

Seleção: Primeiros inscritos

Público-alvo: Artistas em formação ou início de carreira, a partir de 18 anos.

Plataforma: Zoom

Link para inscrição: https://forms.gle/x2EVbSgWocYxBxX19


Muitos artistas iniciantes encontram dificuldade de mostrarem seu trabalho e de se inserirem no sistema e mercado de arte. Esta oficina oferece diversas orientações sobre os primeiros passos que o artista visual pode dar para fazer parte do amplo sistema da arte e mostrar suas obras para todos.

PALESTRA: ARTE POSTAL – FERRAMENTAS NA EDUCAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL II E ENSINO MÉDIO

Coordenação: Liliane Borges 

Data e horário:19/7 – 18h30 às 20h30

20 vagas

Inscrições: 13/6 até o preenchimento das vagas

Seleção: Primeiros inscritos

Público-alvo: Educadores do Ensino Fundamental II e Ensino Médio.

Plataforma: Zoom

Link para inscrição: https://forms.gle/arQgUarMSxMTTkUz5


A atividade expositiva sobre Arte Postal pretende refletir sobre a importância na história da arte e como usá-la para abordagem de assuntos importantes e/ou de qualquer natureza, no Ensino Fundamental I,II e Ensino Médio.

PALESTRA: FINEART – A POESIA DO OLHAR

Comentários

Deixe um comentário

Notícias relacionadas

Horários

Atendimento ao público:

De Segunda à sexta-feira das 13h às 17h

Funcionamento:

De Segunda à sexta-feira das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h

Endereço

Av: Jonas Alves de Mello, 1947

Cep 15370-042

Pereira Barreto (SP)

Veja no mapa como chegar

Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto
CNPJ 44.446.904/0001-10
© 2013 – 2024
Site desenvolvido pela equipe do Setor de Tecnologia da Informação da Prefeitura Municipal
[email protected]