Estão abertas as inscrições para o segundo bloco de atividades das Oficinas Culturais de Agosto

O programa Oficinas Culturais oferecido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, em parceria com a Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto, através do Departamento de Cultura, está com as inscrições abertas para o segundo bloco de atividades do mês de Agosto.

As oficinas serão realizadas ao vivo, via Zoom. Os participantes podem se inscrever através do link: https://linktr.ee/oficinasnointerior. Para este bloco estão disponíveis as seguintes oficinas:

A oficina propõe explorar os princípios básicos da fotografia, a partir da construção de uma câmera pinhole, uma câmera fotográfica artesanal que dispensa o uso de lentes para fotografar. Durante a oficina, os participantes serão convidadas a experimentar, desde a preparação da câmera para fotografar até os processos de revelação e fixação das imagens.


Emerson de Souza é formado em comunicação social, com especialização em Gestão de Comunicação pela Universidade de São Paulo e Mídias na Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente pesquisa e desenvolve trabalhos fotográficos, utilizando os processos históricos e artesanais da fotografia como recurso pedagógico.

A proposta “Reeducação para o letramento racial crítico” tem por objetivo fomentar reflexões sobre as práticas de educação em prol de uma educação antirracista em interface com o campo das artes visuais. Com foco no eixo educacional das Instituições Culturais, o encontro visa promover troca de saberes e produção de conhecimentos sobre os desafios e as estratégias para a construção de perspectivas em educação e arte educação sob a ótica do campo das relações étnico-raciais visando à efetivação de uma reeducação para as relações étnico-raciais equânime.

Ao propor uma abordagem contra- epistemicida busca-se promover perspectivas que valorizam a produção, saberes, narrativas e escritas visuais e culturais afrorreferenciados e indígenas, focalizando a importância desses sujeitos e seus agenciamentos na formação sócio-histórica do Brasil e em outras partes do mundo.

OFICINA DE PRESTAÇÃO DE CONTAS ALINHADA COM O PROJETO CULTURAL – composta por um guia prático ( com base em informações oficiais) para facilitar a apresentação da Prestação de Contas do PROAC EXPRESSO LAB E EDITAIS com observações e dicas que também poderão ser aplicadas em outros editais.

Terá a indicação de um roteiro com acesso aos links para ajudar na pesquisa com situações que normalmente os proponentes encontram mais dificuldade, tais como Planilha Orçamentária e Legislações que amparam esse processo de Prestação de Contas. Esta oficina vem adaptada às novas informações e exigências dos Formatos do ProAc 2020/2021.

A oficina permite mergulhar na cultura popular através da confecção de brinquedos e instrumentos musicais com material reciclado. Durante o processo, será destacado a importância do brincar no universo infantil, as diferentes brincadeiras em várias partes do mundo, além da ampliação de repertório de brincadeiras cantadas, histórias, parlendas e trava-línguas.

Em toda a atividade prática, haverá um embasamento teórico de cada ação, a fim de compreender a sua finalidade e os benefícios para o ser humano.

O workshop pretende apresentar os processos criativos da artista, suas inspirações, pesquisa e a importância da técnica da colagem para a construção de sua poética da série “Mirasawá”.

Como a colagem pode provocar a conexão com sua memória, história e ancestralidade? Como a artista vem desenvolvendo trabalhos colaborativos com sujeitas indígenas na construção dessa arte da colagem? Como você pode elaborar a sua própria colagem a partir da sua identidade? Como utilizar a sua colagem na publicidade?

Com a pandemia, o virtual adentrou todos os âmbitos de nossas vidas: lazer, estudos, trabalho, relacionamentos. A cultura foi cercada pela produção digital. Os museus, fechados, encontraram no virtual um modo de continuar seu diálogo entre público e obra. Mas como realizar essa mediação? Como reconhecer e expandir a partir das ferramentas que estão à disposição? Neste encontro queremos refletir como nos aproximar dos museus para além das fronteiras físicas. Quais as mediações possíveis? Como acessar à cultura? Quais relações construímos no online?

A partir do compartilhamento de experiências e de percursos mediados, busca-se apresentar possibilidades educativas para se trabalhar o espaço do museu e da arte para além do espaço físico das instituições, realizando um panorama de visitas mediadas virtuais em alguns museus do Brasil e da América Latina.

Yaser (Ateliê Editorial, 2018) foi escrito após um período de três meses em 2016- 2017 como observadora de direitos humanos na Cisjordânia, Palestina. O livro, em edição português-inglês, adota a perspectiva de um camponês para se aproximar e narrar eventos da realidade da ocupação israelense desde a Guerra dos Seis Dias em 1967.

De forma breve e acessível, utilizando imagens e informações coletadas em campo, o encontro irá contextualizar o conflito Israel-Palestina e abordar o processo de escritura que toma como base a experiência e o testemunho, considerando questões literárias, como estilo e ponto de vista narrativo, bem como ético-sociais, como posição de fala e vocalização das vítimas silenciadas. Feita literatura, a voz de um camponês no Oriente Médio não poderia além de ressoar, também dizer de nós, brasileiros, de nossa própria realidade?

A atividade pretende abordar a dança através da Eutonia, uma prática corporal, cujo objetivo é o desenvolvimento e a ampliação da percepção e da consciência de si através do corpo. O objetivo desta oficina é oferecer ao participante uma vivência – experiência corporal onde ele possa ter um contato com esta prática, proporcionar um encontro de troca de conhecimento sobre a possibilidade do autocuidado e experimentos investigativos na dança e outras linguagens pela Eutonia.

Comentários

Deixe um comentário

Notícias relacionadas

Horários

Atendimento ao público:

De Segunda à sexta-feira das 13h às 17h

Funcionamento:

De Segunda à sexta-feira das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h

Endereço

Av: Jonas Alves de Mello, 1947

Cep 15370-042

Pereira Barreto (SP)

Veja no mapa como chegar

Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto
CNPJ 44.446.904/0001-10
© 2013 – 2024
Site desenvolvido pela equipe do Setor de Tecnologia da Informação da Prefeitura Municipal
[email protected]