Grupo Cáritas Paroquial de Pereira Barreto apresenta Projeto de Teatro e Vocação ao prefeito Joãozinho

Os padres André Aparecido Matanovich e José Antônio Soares, da Paróquia São Francisco Xavier de Pereira Barreto estiveram, juntamente com representantes da Cáritas Paroquial, reunidos com o prefeito João de Altayr Domingues. Na oportunidade, eles apresentaram o Projeto Grupo de Teatro e Vocação. O objetivo é criar uma parceria para difundir as apresentações teatrais já realizadas pela Igreja Católica em toda comunidade. O grupo ganhou destaque com a encenação anual realizada na sexta-feira da Paixão.

Durante o encontro eles ressaltaram que uma possível parceria entre a Cáritas Paroquial de Pereira Barreto e a Prefeitura Municipal poderá potencializar os benefícios do teatro para a comunidade, ampliando o acesso a atividades culturais e educativas de qualidade e promovendo o desenvolvimento integral dos cidadãos.  “O objetivo do grupo é a Evangelização, testemunhando e anunciando o Evangelho de Jesus Cristo, defendendo e promovendo toda forma de vida e participando da construção solidária da sociedade do Bem Viver, sinal do Reino de Deus”, completaram.

História

Em 03 de agosto de 1994, a Coordenação Pastoral Vocacional Paroquial juntamente com membros da Paróquia São Francisco Xavier em Pereira Barreto, Diocese de Jales/SP, fundou o Grupo Teatral Vocação. Com o apoio dos Frades Capuchinhos e liderança do Frei Adauto Antônio, então Pároco, a Equipe de Pastoral Vocacional Paroquial planejou e estabeleceu o Grupo Teatral Vocação. Suas performances iniciaram-se em 1995, com diversas apresentações teatrais em igrejas católicas locais e no Clube Social de Pereira Barreto.

A encenação da Paixão de Cristo foi planejada para 1995, mas ocorreu somente em 1996, após a chegada do Padre Valentim Felipe Stefanoni como Pároco. Desde então, o projeto recebeu apoio contínuo de diferentes padres, incluindo Lorenzo Longhi, Maximiniano Pelarim Neto, Padre José Aparecido Ferro Martinez, o atual Pároco Padre André Aparecido Matanovich e o Vigário José Antônio Soares.