Grupos de Resgate da Cultura Caipira de Pereira Barreto se apresentaram em Araçatuba na última semana

Integrantes dos grupos de Catira e da Orquestra Popular Caipira foram convidados para participar da Semana da Cultura Popular e Folclore.

O Grupo de Catira “Pés no Chão” e a Orquestra Popular de Viola Caipira da Estância Turística de Pereira Barreto foram convidados pela Secretaria de Educação de Araçatuba para se apresentar na Semana da Cultura Popular e Folclore daquele município.

O evento foi realizado em Araçatuba no Centro de Tradições Culturais, no Teatro Paulo Alcides Jorge, localizado na Rua Armando Salles de Oliveira S/N, Vila Estádio. Ambos os grupos fazem parte do projeto da Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto de resgatar a cultura caipira no município e realizar sua promoção pelo estado.

A Semana do Folclore 2015 reuniu mais de 1500 estudantes e apreciadores dessa cultura, na semana passada. A programação envolveu profissionais da educação, alunos do Ensino Fundamental do Município e grupos de folclore da região. O tema central foi “Nossas Raízes, Nossa História”, uma iniciativa da Prefeitura de Araçatuba por meio da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Centro de Tradições Culturais de Araçatuba.

O público lotou o Teatro Municipal Paulo Alcides Jorge em todas as apresentações realizadas, com média superior a 600 espectadores por dia, no evento focado em comemorar o Dia do Folclore (22 de agosto). As participações dos grupos regionais foram destacadas pela presidente do Centro de Tradições Culturais, Cláudia Colli.

“A parceria entre as cidades foi o que rendeu essa grande riqueza na Semana do Folclore 2015. Valparaíso, Bilac, Lavínia e Pereira Barreto marcaram presenças com grandes apresentações. Esperamos atrair mais cidades para o próximo evento”, enfatiza a presidente. Mulher rendeira, bumba-meu-boi, carimbó, folia de reis, danças gaúchas e capoeira foram algumas das manifestações, além do projeto Catira na Escola.

O Grupo de Catira “Pés no Chão” foi formado após a realização da Oficina Catirando, que foi ministrada de Março à Junho deste ano em Pereira Barreto. A oficina foi fruto de uma parceria entre a Prefeitura Municipal e o Governo do Estado de São Paulo, através da POIESIS – Organização Social de Cultura e a Oficina Cultural “Sílvio Russo”.

Já a Orquestra Popular Caipira foi criada há 4 anos pelo maestro Wellington Reginaldo Rodrigues dos Santos, e conta atualmente com 40 músicos, entre instrumentistas amadores, professores e cantores. A corporação valoriza os elementos tradicionais da música caipira com arranjos criativos que estabelece um diálogo entre o tradicional e o contemporâneo. A viola é apresentada de forma versátil e interage com instrumentos sinfônicos.