Montagem do espetáculo infantil ‘Tem um Rio na Biblioteca’ com a Cia Cid Chagas faz apresentações gratuitas em escolas da cidade Pereira Barreto

A peça Tem um Rio na Biblioteca já foi apresentada para mais de 10 mil crianças desde 2019 em diferentes cidades brasileiras e, agora, ganha uma nova versão montada pela Cia Cid Chagas, com direção de Mário Irikura na cidade de Pereira Barreto com patrocínio da EDP Renováveis.

O espetáculo será oferecido gratuitamente para as escolas e instituições e é uma realização da Companhia da Cultura, com mais de 25 anos de experiência em criação e gestão de projetos incentivados. Serão 60 apresentações que acontecem em diversas escolas e outros espaços da cidade, de 22 de novembro até o fim das atividades escolares em 2021.

Sobre o espetáculo

De forma bem-humorada e didática, os personagens Zizi e Vavá se aventuram a ajudar o planeta Terra na tarefa de enfrentar a poluição. A jornada dos personagens é bem-sucedida pois descobrem nos livros as soluções para salvar o planeta e se encantam então com o poder da leitura, passando por histórias e descobertas que ilustram a diferença que o conhecimento faz: todo o poder que a leitura pode gerar, incentivando as crianças ao maior contato com os livros e apresentando uma reflexão sobre os cuidados com o meio ambiente.

O espetáculo aborda conteúdos como uso da água potável, combate aos agrotóxicos, os 5 “R’s” (repensar, reduzir, recusar, reutilizar e reciclar), saneamento básico, sustentabilidade, e isso de uma forma que os conceitos se disseminem e ganhem importância nos seus contextos e cotidianos.

O diretor do espetáculo, Mário Irikura, da Cia Cid Chagas, de Pereira Barreto, conta que o município é uma estância turística. “Nós temos aqui o Rio Tietê com a água cristalina, assim como a nossa praia de água doce. Focamos muito na questão ambiental da peça, falando sobre os problemas da poluição dos rios e temos certeza de que a recepção será muito legal nos colégios”, e avança:

“Quando oferecemos o espetáculo para as escolas, a fala da peça sobre ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) veio ao encontro com o que está sendo passado em sala de aula na rede municipal, portanto, mais um reforço para a importância de o espetáculo ser apresentado para os alunos”, conta Mário, da Cia Cid Chagas.  

O patrocínio da EDP Renováveis é muito coerente pela preocupação ambiental da empresa e, por isso, as marcas EDP Renováveis e Instituto EDP se somam de forma muito natural e se encaixam perfeitamente neste espetáculo: desde que foi fundado em 2009, o Instituto EDP já investiu mais de R$ 130 milhões em projetos socioculturais que beneficiaram mais de 3 milhões de pessoas, em aproximadamente 450 programas espalhados por todo o país. Somente em 2020, iniciativas apoiadas pela organização favoreceram mais de 400 mil moradores das comunidades do entorno das áreas de atuação da Companhia. O Instituto EDP tem como responsabilidade estruturar os investimentos e as iniciativas sociais da EDP em frentes ligadas à valorização da Língua Portuguesa, à educação, ao desenvolvimento local com geração de renda, ao empreendedorismo e ao voluntariado, por meio do esporte, cultura e saúde.

Sobre a EDP Renováveis (EDPR)

A ED Renováveis (Euronext: EDPR) é líder mundial no setor das energias renováveis e o quarto produtor mundial de energia renovável. Com projetos de desenvolvimento sólidos, ativos de primeira categoria e uma capacidade de operação líder de mercado, a EDPR tem tido um desenvolvimento excepcional nos últimos anos e está, atualmente, presente em 25 mercados internacionais (Bélgica, Brasil, Canadá, Colômbia, França, Grécia, Itália, México, Polónia, Portugal, Roménia, Espanha, Hungria, Chile, Vietnã, Singapura, Malásia, Indonésia, Tailândia, Camboja, China, Taiwan, Japão, Reino Unido e Estados Unidos).

Faixa etária

De 06 a 12 anos

Duração

50 minutos

FICHA TÉCNICA TEM UM RIO NA BIBLIOTECA _ PEREIRA BARRETO

Elenco: Camila Bolandin, Gabriel Mirck e Melinda Almeida

Direção e Assistente de Palco: Mário Irikura

Trilha Sonora & Adaptação Dramatúrgica: Fabrício Carvalho

Cenário e Figurinos: Dona Creô

Espaço de Ensaios: Companhia Cid Chagas

Assistente de Direção & Produção: Valéria Bueno

COMUNICAÇÃO

Fotografia: Foto Paulo

Assessoria de Imprensa: Pombo Correio

Design Gráfico: Nando Motta

Marketing Digital: Ventuna Digital

ADMINISTRATIVO

Assessoria Administrativa: Sorella Produções

Assessoria Contábil: Elisabeth de Faria

Assessoria Jurídica: Carolina Narchi

Prestação de Contas: Amanda Mendes

PATROCÍNIO

EDP Renováveis

Ministério do Turismo – Lei de Incentivo à Cultura

APOIO

Instituto EDP

Sorella Produções

REALIZAÇÃO

Companhia da Cultura

Comentários

Deixe um comentário

Notícias relacionadas

Horários

Atendimento ao público:

De Segunda à sexta-feira das 13h às 17h

Funcionamento:

De Segunda à sexta-feira das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h

Endereço

Av: Jonas Alves de Mello, 1947

Cep 15370-042

Pereira Barreto (SP)

Veja no mapa como chegar

Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto
CNPJ 44.446.904/0001-10
© 2013 – 2024
Site desenvolvido pela equipe do Setor de Tecnologia da Informação da Prefeitura Municipal
[email protected]