Museu Histórico da Colonização de Pereira Barreto lança Tour Virtual em seu site

Ferramenta permite aos internautas navegar entre ambientes do museu pelo computador ou celular.

A Associação de Amigos do Museu Histórico da Colonização de Pereira Barreto lançou nesta semana, em seu site museupereirabarreto.com.br , uma ferramenta para aproximar a população do museu, mesmo em meio ao período de pandemia do Covid-19, o novo coronavírus, em que as visitas presenciais estão suspensas temporariamente. O lançamento da ferramenta aconteceu na última terça-feira (28), data em que o Museu Histórico da Colonização completou 18 anos.

O Tour Virtual panorâmico mostra parte do grandioso acervo histórico que o museu preserva. A iniciativa, vinda da diretoria do museu pretende levar ao conhecimento de grande parte da população suas peças que poderão ser visitadas presencialmente assim que a necessidade de distanciamento social passar. Na ferramenta é possível ver detalhes das peças com informações históricas e nome dos doadores, além de zoom nas imagens.

Os itens do museu retratam desde os indígenas que ocupavam a região com vasos, urnas funerárias e um machado em pedra polida com tradições típicas Tupiguarani são peças que formam uma rara coleção. Elas foram localizadas em sítios descobertos durante o resgate arqueológico da represa de Ilha Solteira, bacia do Rio Paraná, em 1971.

O material foi datado e acondicionado para pesquisas científicas, pois ajudam a traçar o contexto histórico e cultural do grupo que habitava no noroeste paulista há mais de 2 mil anos até o processo de colonização dos japoneses, iniciado com a compra de parte das terras do Coronel Jonas Alves de Mello pela Sociedade Colonizadora do Brasil, no ano 1928, além de pertences de moradores, raridades de famílias e a placa original da ponte Novo Oriente, submersa em Outubro de 1990.

Na parte externa, um mural do artista pereira-barretense James Kudo representa a beleza exuberante da região junto à Ponte Novo Oriente antes da formação do lago da represa de Três Irmãos que alagou diversos lugares históricos do município como a própria ponte.

Para fazer a tour virtual, basta acessar o link: https://museupereirabarreto.com.br/tourvirtual/

Siga o Museu Histórico da Colonização de Pereira Barreto nas redes sociais do museu: