Orquestra Popular de Viola Caipira de Pereira Barreto é umas das principais atrações do 16º Festival de MPB

Festival tem início nesta quinta-feira. Violeiros irão se apresentar durante todas as noites do evento.

Uma das principais atrações do 16º Festival de Música Popular Brasileiro da Estância Turística de Pereira Barreto é a Orquestra Popular de Viola Caipira do município. A orquestra irá se apresentar durante todos os dias do festival, que tem início nesta quinta-feira (7) e será realizado no Espaço Multieventos, localizado na Praia Municipal “Pôr do Sol”.

A Orquestra Popular de Viola Caipira nasceu a partir de um projeto da Prefeitura Municipal em meados de 2013, com intuito de oferecer à comunidade, aulas de música para a formação e ocupação de outros espaços, de maneira que seja possível suprir o atendimento à população, visando promover a educação musical e artística de qualidade para todas as faixas etárias.

O projeto consiste em oferecer ações complementares à comunidade de Pereira Barreto propiciando o acesso de crianças, jovens e adultos ao aprendizado musical coletivo, de acordo com suas preferências, habilidades e criatividade através de oficinas de música nas modalidades: Violão, Viola Caipira, Percussão e Canto Coral.

O objetivo do curso de iniciação musical é tornar o indivíduo sensível e receptivo ao fenômeno sonoro, além de desenvolver sua musicalidade, proporcionando vivências musicais as mais variadas possíveis. Com abordagem lúdica, visa fomentar o gosto pela música. Os recursos utilizados serão a canção, a dança, a percussão corporal, instrumentos de pequena percussão, instrumental Orff e Canto Coral. O projeto é desenvolvido no espaço físico da Creche e Berçário Menino Jesus e no Projeto “De Bem com a Vida” Núcleo 2.

As oficinas são ministradas por monitores com comprovada notoriedade na área musical e/ou cultural através de aulas teóricas e práticas e serão indicados pelo Coordenador Musical e Maestro Wellington Reginaldo Rodrigues dos Santos, podendo ser substituídos sempre que for necessário. A Educação Musical adquirida através das aulas de viola caipira, violão e canto coral,  objetivam desenvolver competências e habilidades que capacitem o aluno para sua inserção na sociedade e na área musical.

Neste ano, a organização do festival traz diversas atrações para encerrar a noite do festival. Além da Orquestra Popular de Viola Caipira de Pereira Barreto, “A Banda Mais Bonita da Cidade” irá se encerrar a primeira noite do festival. No sábado, encerrando o evento, será apresentado um musical em homenagem ao músico Zé Rodrix, intitulado “Zé Rodrix – As canções”, apresentado pela Jazz Big Band e pela filha do multi-instrumentista, Bárbara Rodrix, além dos músicos Tavito e Sonekka.

O Festival de MPB de Pereira Barreto é considerado por todos os participantes como um dos melhores Festivais do país, principalmente em sua organização, onde a transparência e a receptividade são destacadas por todos.

Está disponível no site oficial da Prefeitura Municipal os arquivos de áudio e as letras das 22 músicas que irão ser apresentadas no 16º Festival de MPB do município. Desde 2011, a Prefeitura Municipal disponibiliza as músicas que participam do festival em seu site, em uma forma de já criar uma identificação do público com os intérpretes e as canções que serão apresentadas.

O Festival de MPB tem por finalidade aprimorar e desenvolver a cultura musical, incentivar a música popular brasileira, valorizar os adeptos da música, descobrir novos talentos e aumentar o intercâmbio artístico-cultural. Músicos renomados no cenário nacional vêm de todos os cantos do país, para participar do evento e divulgar o seu trabalho.