Pereira Barreto é selecionado pelo Projeto Juntos pela Cultura é receberá investimentos.

Com o objetivo de ampliar a arte e a cultura ao moradores por meio de atividades culturais, Pereira Barreto foi contemplada com verbas do programa “Juntos pela Cultura”, do Governo do Estado.

O Diretor de Cultura da Estância Turística de Pereira Barreto, Mário Irikura, participou no Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo Paulista, do seminário “Juntos pela Cultura”, realizado em São Paulo. Estiveram presentes ao evento o Governador de São Paulo, João Doria, o Secretário de Cultura e Economia Criativa, Sérgio Sá Leitão e o Secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, que anunciaram no evento com prefeitos e secretários municipais de Cultura do Estado de São Paulo, a realização do programa “Juntos pela Cultura/Estado + Prefeituras”, que destina R$ 12,5 milhões para parcerias com prefeituras em cinco iniciativas: Virada SP, Circuito SP, Tradição SP, Revelando SP e +Gestão SP. Por meio de chamadas públicas, prefeituras de todo o Estado puderam inscrever projetos para participar das ações.

Foram selecionados 60 municípios, dentre eles, a Estância Turística de Pereira Barreto foi uma das cidades contempladas, com os seguintes projetos: Circuito SP e +Gestão SP. O Circuito SP é uma parceria entre a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, a APAA e os municípios do interior, litoral e região metropolitana. Cada município selecionado será apoiado pela APAA(Associação Paulista dos Amigos da Arte) com o pagamento do cachê de no mínimo 03 (três) apresentações, a serem realizadas por profissionais e grupos de comprovada relevância no cenário artístico-cultural, com teto de R$ 20 mil para cada apresentação. E o melhor: a população de Pereira Barreto receberá toda a programação gratuitamente!

O CIRCUITO SP é um programa que promove a difusão artístico-cultural descentralizada no Estado de São Paulo, por meio da realização de apresentações e ações formativas com profissionais de comprovada relevância. Contempla apresentações de linguagens diversas, tais como: música, teatro, dança, circo, artes visuais, artes integradas, performance, literatura, entre outras, a partir do último trimestre de 2019 até 2020.

+GESTÃO SP: Novo programa que vai oferecer, em parceria com instituições de excelência, cursos executivos em gestão cultural para secretários municipais e gestores de equipamentos culturais, com a flexibilidade da educação à distância e sem custo para as prefeituras.

O Diretor de Cultura Mário Irikura agradece o empenho da equipe de cultura de Pereira Barreto pela conquista,“São peças fundamentais para a seleção do projeto, são eles Sandro Botácio, Jacqueline Olinda e Gabriela Gonzaga, além do nosso Secretário de Turismo e Cultura, Igor Grespan, e do Prefeito Joãozinho, que são pessoas importantes na realização do projeto. Vamos ampliar com a conquista desses recursos a arte e  a cultura”, declarou Mário.

“Aqui em Pereira Barreto tratamos cultura como uma coisa séria, importante na educação, na preservação, na memória e, principalmente, no bem de cada cidadão. Nós temos uma tradição e uma história na cultura, e essa história está sendo preservada”, declarou o Prefeito Joãozinho.

Objetivo central do programa Juntos pela Cultura é ampliar o acesso à arte e à cultura em todas as regiões do estado, incluindo a Estância Turística de Pereira Barreto, com mais eficiência e uma visão municipalista de gestão.