Pereira Barreto recebe o Circuito Sesc de Artes no próximo dia 28

Praça da Bandeira volta a ser palco para caravana de artistas que circulam por 118 cidades do interior, litoral e grande SP.

De 12 a 28 de agosto, acontece o Circuito Sesc de Artes, promovido pelo Sesc São Paulo em parceria com prefeituras e sindicatos do comércio, serviços e turismo. Serão cerca de 85 ações artísticas e educativas em 14 roteiros que percorrem praças e parques durante três semanas.

A programação, para todas as idades e interesses, passa por 118 municípios da Grande São Paulo, interior e litoral paulista e conta com apresentações de teatro, dança e circo, shows musicais, oficinas, intervenções, vivências, ações literárias, cinematográficas, de artes visuais e tecnologias, envolvendo mais de 500 profissionais das artes de diversos estados do Brasil.

Através do Sesc Birigui e contando com a parceria do Sincomércio e da Prefeitura Municipal, o Circuito Sesc de Artes ocupa a Praça da Bandeira no dia 28 de agosto, domingo, com início às 16h e se estendendo até as 21h. Todas as atividades são gratuitas e livres para todos os públicos.

Os artistas realizam os espetáculos, shows e oficinas nas praças e parques com o objetivo de estimular o uso dos espaços públicos como lugares fundamentais para o convívio social e a troca de experiências e aprendizados, favorecendo os encontros e os afetos em uma perspectiva do desenvolvimento humano por meio da arte e da cultura.

As ações artísticas buscam provocar novas percepções, reflexões e vivências. Com o intuito de fomentar, fortalecer e ampliar o espaço de diálogo e convivência, o respeito e a transformação social, a edição 2022 do Circuito Sesc de Artes intensifica o olhar para toda a diversidade de pessoas.

“À medida que observa a coexistência de estéticas tradicionais e experimentais como marca de uma cultura multifacetada, a edição desse ano também compreende que a diversidade de expressões originárias de diferentes corpos e ancestralidades é objeto incontornável na direção de convívios compartilhados, que sejam plurais e dignos.”, comenta Danilo Santos de Miranda, diretor do Sesc São Paulo.

Programação – Pereira Barreto/SP

ARTES VISUAIS E TECNOLOGIAS

CARIMBOS BOTÂNICOS E TIPOGRÁFICOS – FERNANDO MARIANO, GABRIEL BALBINO, RAMON SANTOS E MATEUS CARNEIRO (SP)
Os participantes montam imagens poéticas em cartazes e livretos com carimbos de palavras e botânicos. A arte produzida pode ser levada para casa no final da atividade.

CIRCO

UTOPIA – CIA. CIRCÊNICOS (DF)
Jogando com a plateia, mágicas acontecem em situações do dia a dia, envolvendo comida, dinheiro e amor. No ato final, eles surpreendem a todos com um perigoso e impossível truque de mágica.

DANÇA

VERGA – CAMALEÃO GRUPO DE DANÇA (MG)
O espetáculo parte da capoeira, que é uma mistura de luta e dança, para bordar as possibilidades de resistência e liberdade, em que resistir não significa apenas reagir, mas também criar.

LITERATURA
HISTÓRIAS NA PALMA DA MÃO GRUPO ÊBA! (SP)

Além da leitura mediada, o grupo também propõe a leitura compartilhada e as demais formas de se contar uma história, com livros, corpos e vozes.

DESPIROCADAS (SP)

A banda formada inteiramente por mulheres se apresenta em formato
de cortejo e interpreta faixas de seu primeiro disco, de compositores importantes do carnaval luizense e de “cantautoras” de diferentes gerações, como Ceumar.

O TORTO ANDAR DO OUTRO – CIA. PÃO DOCE (RN)

Em uma cidade encantada, os habitantes, que andam de lado como caranguejo, têm seus hábitos e costumes alterados depois de descobrirem uma criança que anda para frente. Baseada no cordel “Um Conto Bem Contado”.

As ações apresentadas em Pereira Barreto também acontecem nas cidades de Andradina (dia 26, sexta) e Ilha Solteira (dia 27, sábado).