Pereira Barreto recebe oficinas do projeto Viagem Literária 2023

Abrir um livro, escrever, ilustrar e escutar histórias é iniciar uma jornada por um mundo de encontros, descobertas e muita imaginação. Uma experiência que pode ser ainda mais rica e emocionante quando compartilhada com outras pessoas, como acontece na 15ª edição do programa Viagem Literária. A viagem coloca à sua disposição três roteiros, todos com foco na literatura brasileira contemporânea.

O eixo temporal da programação engloba as produções de autoras e autores literariamente ativos nas primeiras duas décadas do século XXI, o que inclui tanto escritoras e escritores nascidos ou que tenham publicado/estreado no século XX, quanto aqueles nascidos neste início de milênio.

O passeio começa com uma deliciosa degustação de diferentes estilos literários nas oficinas virtuais de escrita criativa, realizadas em julho e novembro por profissionais renomados. Segue com um mergulho pelo divertido universo da literatura infantil e juvenil nas contações de histórias, em agosto, e termina com uma visita ao fértil terreno da produção literária nas oficinas e encontros com escritores, em outubro.

O extenso trajeto da expedição contempla 360 atividades, realizadas em 72 bibliotecas, de 71 cidades paulistas, divididas em quatro meses de duração. Para conduzir nossos viajantes, um grupo de 18 companhias/contadores de histórias e 36 escritores garantem muitas trocas de conhecimento e bastante diversão durante todo o percurso.

Vanessa Passos

Escritora, professora de escrita criativa, doutora em Literatura e pós-doutora em Escrita Criativa, sob orientação de Luiz Antonio de Assis Brasil. Idealizadora do Programa Formação de Escritores e do Curso 321escreva. Seu romance A filha primitiva foi vencedor do Prêmio Kindle de Literatura em 2021 e do Prêmio Jacarandá em 2022. É agenciada pela Agência Riff, e colunista do jornal O POVO e do site PublishNews.

Mari Bigio

Escritora, contadora de histórias e cantora com mais de 15 anos de atuação. Ministra oficinas de literatura e integra o projeto Cordel Animado, espetáculo de histórias em cordel para crianças. Possui dezenas de cordéis e mais de 15 livros infantis publicados. Acumula algumas premiações e tem álbuns e singles musicais disponíveis para escuta nas plataformas digitais. No seu canal do YouTube é possível encontrar algumas de suas histórias, nas quais mistura cordel, música e sonoplastia, utilizando vários recursos cênicos.

Rita Carelli

Atriz, ilustradora e escritora. Seus livros infantis Akukusia – O Dono da Caça e Minha Família Enauenê, semifinalista do Prêmio Jabuti e eleito o melhor livro na categoria Infantil pela Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil, foram contemplados com os selos White Ravens e Altamente Recomendável pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). Em 2021, lançou o livro ilustrado Amor, o Coelho e seu primeiro romance, Terrapreta, ganhador do Prêmio São Paulo de Literatura na categoria Melhor Romance de Estreia e eleito Melhor Livro Jovem pela FNLIJ. Em 2022 publicou Menina Mandioca.