Pereira Barreto recebe Projeto Ademar Guerra neste domingo

Parceria entre o município e o projeto foi renovada neste ano.

O Projeto Ademar Guerra, programa da Secretaria Estadual de Cultura de São Paulo, realizará neste domingo (10), na Casa da Cultura “Maestro Aristeu Custódio Moreira”, a primeira orientação artística em Pereira Barreto neste ano. A parceria entre o município e o projeto foi renovada para 2016 e a orientadora Ana Júlia Marko será a responsável neste primeiro encontro.

Dessa forma, a Cia. Cid Chagas, formada a partir das oficinas teatrais desenvolvidas em Pereira Barreto, receberá orientação artística do Projeto Ademar Guerra. Os encontros de orientação serão realizados duas vezes por mês, quando a companhia terá o acompanhamento técnico e artístico de um profissional conceituado de teatro. O Projeto faz parte do Programa de Qualificação em Artes da Secretaria da Cultura do Estado, gerenciado pela organização social POIESIS.

Entre as diversas formas de orientação que fazem parte do projeto, a Cia. Cid Chagas fará parte da metodologia de núcleos estáveis, que tem como objetivo o aprofundamento do trabalho do grupo pela experiência do processo de criação e montagem de um espetáculo. O mesmo poderá ser dirigido pelo artista-orientador, caso o grupo não possua um e tenha interesse em formar seu próprio profissional. Nesse caso, a orientação terá o foco em direção de elenco.

O Projeto Ademar Guerra foi criado em 1997 com o objetivo de propiciar orientação artística a grupos de teatro em atividade no interior, litoral e região metropolitana de São Paulo. Esta ação se dá por meio da contratação de artistas-orientadores para atuarem junto aos grupos selecionados, acompanhando seus projetos de pesquisa e montagem de espetáculos, possibilitando o intercâmbio de informação e experimentação de novas linguagens cênicas para diretores, produtores, atores, cenógrafos, iluminadores e figurinistas. A orientação artística visa à valorização desses grupos, fomentando a formação de plateia e a vida cultural das comunidades que não dispõem de escolas ou cursos na área artística, fortalecendo, assim, a produção teatral dessas cidades.