Encontro foi realizado na Casa da Cultura “Maestro Aristeu Custódio Moreira”.
Os membros do Conselho Municipal de Cultura – COMCULT reuniram-se na manhã desta quarta-feira (30), para discutir assuntos relevantes a Cultura da Estância Turística de Pereira Barreto. A reunião foi realizada na Casa da Cultura “Maestro Aristeu Custódio Moreira”.
Dentre os assuntos tratados, esteve a formulação do Plano Municipal de Cultura, que busca estabelecer as condições e orientar a instrumentalização necessária para o desenvolvimento do Sistema Nacional de Cultura (SNC), com implementação coordenada e/ou conjunta de programas, projetos e ações no âmbito da competência do município.
No encontro, foi denominado o grupo de estudo das metas nacionais e as metas pontuadas pela população em reuniões de bairros feitas no ano de 2015. Nos encontros do grupo os conselheiros, juntamente com os representantes das vertentes culturais, irão definir o acréscimo de mais metas e a explanação de cada uma para o melhor entendimento do que se deve planejar em curto, médio e longo prazo.
Com a elaboração do Plano Municipal de Cultura, as ações culturais da cidade para os próximos 10 anos serão desenvolvidas como Políticas de Estado, ou seja, definidas democraticamente por toda a sociedade, a partir das metas aprovadas na Lei do Plano Municipal de Cultura.
Outro assunto discutido na reunião desta quarta-feira, foi a apresentação da peça de teatro Oe, um solo com dramaturgia inédita inspirada na obra do escritor japonês Kenzaburo Oe, especialmente no livro “Jovens de um novo tempo, despertai!”. A peça será apresentada em Pereira Barreto nos dias 30 de abril e 1 de maio.
Para finalizar o encontro, houve uma menção a Cia. de Teatro “Cid Chagas”, formada a partir das oficinas de teatro oferecidas no município. A cia. irá apresentar a peça “Na Ponta da Ponte Novo Oriente” na fase estadual do Mapa Cultura Paulista.