Secretaria Municipal de Turismo e Cultura realizou apresentação do Projeto Capoeira Viva para alunos do Colégio XI de Agosto

Projeto visa difundir a prática da capoeira como um esporte saudável e que propagar a cultura.

A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto, através da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, promoveu no início deste mês uma apresentação no Colégio XI de Agosto uma apresentação do Projeto Capoeira, coordenado pela Diretoria Municipal de Cultura. A apresentação foi realizada com 2 grupos de alunos, o primeiro grupo com alunos da turma infantil, que contou com aproximadamente 40 crianças. Já o segundo grupo foi composto com os alunos do 1º ao 5ª ano do Ensino Fundamental, totalizando com 110 alunos.

A solicitação da apresentação surgiu com base na apostila das crianças e o conteúdo da capoeira foi desenvolvido na Educação Infantil 4 com o tema “Algumas festas e danças do Brasil”. Com isso, o Projeto Capoeira Viva fez uma interação com as crianças do colégio e os alunos do projeto da capoeira. Nessa intervenção, foi explicado um pouco sobre a história da capoeira, seus instrumentos e ao final uma apresentação da mesma.

O Projeto Capoeira Viva é um projeto da Secretaria de Cultura e Turismo com a coordenação de Gabriela Gonzaga, com a supervisão do diretor Mario Irikura. O projeto é destinado à crianças, adolescentes, adultos e idosos de ambos os sexos, buscando desenvolver a socialização, concentração, atenção, confiança e respeito pelo outro, envolvendo a família e a sociedade de maneira geral; mostrando que a prática da Capoeira é um esporte saudável e que propaga cultura.