‘Tem um rio na biblioteca’, com a Cia Teatral Cid Chagas, fará apresentações na Casa da Cultura

Depois de apresentar o trabalho em todas as escolas municipais e particulares de Pereira Barreto, APAE, Casa Abrigo, Centro de Convivência e escolas municipais de Suzanápolis, a cidade de Pereira Barreto receberá nos dias 18 e 19 de dezembro, o espetáculo infantil “Tem um Rio na Biblioteca”, que já foi apresentado para mais de 10 mil crianças desde 2019 em diferentes cidades brasileiras.

A peça ganhou uma nova versão, montada pela Cia Cid Chagas e voltada para toda a família. A direção é de Mário Irikura e o patrocínio da EDP Renováveis. As apresentações acontecem no dia 18 de dezembro, às 20h, e no dia 19 de dezembro, às 16h, na Casa da Cultura Maestro Aristeu Custódio Moreira.

O espetáculo será oferecido gratuitamente e é uma realização da Companhia da Cultura, com mais de 25 anos de experiência em criação e gestão de projetos incentivados.

ESPETÁCULO

De forma bem-humorada e didática, os personagens Zizi e Vavá se aventuram a ajudar o planeta Terra na tarefa de enfrentar a poluição. A jornada dos personagens é bem-sucedida pois descobrem nos livros as soluções para salvar o planeta e se encantam então com o poder da leitura, passando por histórias e descobertas que ilustram a diferença que o conhecimento faz.

Um dos pontos retratados na peça é o poder que a leitura pode gerar, incentivando as crianças ao maior contato com os livros e apresentando uma reflexão sobre os cuidados com o meio ambiente.

O espetáculo aborda conteúdos como uso da água potável, combate aos agrotóxicos, os 5 “R’s” (repensar, reduzir, recusar, reutilizar e reciclar), saneamento básico, sustentabilidade, e isso de uma forma que os conceitos se disseminem e ganhem importância nos seus contextos e cotidianos. O diretor do espetáculo, Mário Irikura, da Cia Cid Chagas, de Pereira Barreto, fala sobre a importância de ter um espetáculo de teatro para toda a família na cidade.

“Após um longo período de isolamento, sentimos que, não apenas as crianças, mas todas as pessoas estão com uma necessidade muito grande do encontro social. O espetáculo traz a discussão sobre os problemas da poluição dos rios, assunto essencial para a educação das nossas crianças. Mas, além disso, é uma peça divertida, leve, feita para divertir toda a família”.

O patrocínio da EDP Renováveis é muito coerente pela preocupação ambiental da empresa e, por isso, a EDP Renováveis e Instituto EDP se somam de forma muito natural e se encaixam perfeitamente neste espetáculo: desde que foi fundado em 2009, o Instituto EDP já investiu mais de R$ 130 milhões em projetos socioculturais que beneficiaram mais de 3 milhões de pessoas, em aproximadamente 450 programas espalhados por todo o país.

Somente em 2020, iniciativas apoiadas pela organização favoreceram mais de 400 mil moradores das comunidades do entorno das áreas de atuação da Companhia. O Instituto EDP tem como responsabilidade estruturar os investimentos e as iniciativas sociais da EDP em frentes ligadas à valorização da Língua Portuguesa, à educação, ao desenvolvimento local com geração de renda, ao empreendedorismo e ao voluntariado, por meio do esporte, cultura e saúde.

EDPR

A ED Renováveis (Euronext: EDPR) é líder mundial no setor das energias renováveis e o quarto produtor mundial de energia renovável. Com projetos de desenvolvimento sólidos, ativos de primeira categoria e uma capacidade de operação líder de mercado, a EDPR tem tido um desenvolvimento excepcional nos últimos anos e está, atualmente, presente em 25 mercados internacionais (Bélgica, Brasil, Canadá, Colômbia, França, Grécia, Itália, México, Polónia, Portugal, Roménia, Espanha, Hungria, Chile, Vietnam, Singapura, Malásia, Indonésia, Tailândia, Camboja, China, Taiwan, Japão, Reino Unido e Estados Unidos).

Faixa etária

De 06 a 12 anos