Tributo a Zé Rodrix marcará o encerramento do 16º Festival de MPB

Jazz Big Band, Bárbara Rodrix, Tavito e Sonekka irão apresentar o musical “Zé Rodrix – As canções” em homenagem ao multi-instrumentista.

O último dia do 16º Festival de MPB da Estância Turística de Pereira Barreto será marcado por um grande tributo a uns dos maiores nome da música nacional: o multi-instrumentista Zé Rodrix. A Jazz Big Banda, a filha do cantor, Bárbara Rodrix, além dos músicos Tavito e Sonekka, irão se apresentar no Espaço Multieventos no dia 9 de Maio, noite de encerramento do festival.

O musical “Zé Rodrix – As canções” será apresentando em homenagem ao músico que iniciou sua carreira musical no ensino médio, integrando, com colegas do Colégio de Aplicação da UFRJ grupo vocal Momentoquatro. Com esta formação, o grupo foi o vencedor do Festival da Record em 1967. Zé Rodrix estudou no Conservatório Brasileiro de Música, desenvolvendo a característica da multi-instrumentalidade: tocava piano, violão, acordeão, flauta, bateria, saxofone e trompete. Na década de 1970, participou da banda Som Imaginário, banda criada para acompanhar Milton Nascimento.

Desligando-se da banda em 1971, venceu o Festival da Canção de Juiz de Fora, junto a Tavito, com a canção “Casa no campo”, uma de suas composições mais famosas, que se tornaria um grande sucesso na voz de Elis Regina, e cujo trecho da letra (“compor rocks rurais”) batizou o estilo de música conhecido como rock rural, com influências regionalistas, tropicalistas, folk, country e rock. Zé Rodrix morreu no dia 22 de maio de 2009, em São Paulo, cidade onde residia.

Agora a Jazz Big Band e a filha do cantor, além de músicos amigos, irão apresentar-se em Pereira Barreto, abrilhantando ainda mais o 16º Festival de MPB, que tem início no dia 7 de Maio.