V Mostra de Teatro foi encerrada neste domingo

Mostra foi realizada na Casa da Cultura “Maestro Custódio Moreira” e contou com quatro espetáculos.

A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto encerrou na noite deste domingo (6) a V Mostra de Teatro do município. Ao todo, quatro espetáculos foram realizados nos três dias de mostra, que encantaram todo o público presente a Casa da Cultura “Maestro Aristeu Custódio Moreira”, palco das peças.

A mostra foi aberta na sexta-feira (4), com a peça “Romeu e Julieta”, da Cia. de Teatro “Chaguinhas”, formada a partir do com as crianças do Projeto “Teatre-se” da Prefeitura Municipal de Pereira Barreto. Um clássico da literatura universal, escrito pelo inglês William Shakespeare, “Romeu e Julieta” é uma das mais belas e trágicas histórias de amor de todos os tempos. Em Verona, na Itália, a rivalidade entre os Montecchios e os Capuletos acentua-se e os conflitos estendem-se a parentes e criados, apesar do apelo da rainha pela paz. Num baile de máscaras na casa dos Capuletos, Romeu Montecchio conhece Julieta Capuleto. A paixão é mútua e instantânea. Ao descobrir que pertencem a famílias inimigas, os dois se desesperam. Resolvem casar-se secretamente, com a cumplicidade da madre Lorena. No entanto, o destino desse amor será trágico.

Na tarde de sábado (5), a companhia voltou ao palco para encenar “Os Saltimbancos, fábula musical inspirada no conto dos Irmãos Grimm “Os músicos de Bremen”. A peça narra a historia do encontro de quatro animais (um jumento, um cachorro, uma galinha e uma gata), que devido a maus tratos, fogem de seus patrões. Juntos decidem formar um grupo musical e rumam a cidade para começar a carreira artística. No caminho encontram seus antigos donos e temendo serem novamente escravizados, resolvem enfrenta-los. Os bichos vencem e chegam à conclusão de que unidos conseguirão superar todas as dificuldades.

Ainda no sábado, mas a noite, foi a vez da Cia.de Teatro “Encena”, de Junqueirópolis, apresentar a peça “Parturião”, da obra de Luís Alberto de Abreu. A trama central se desenvolve a partir dos conflitos de duas famílias rivais, a do comerciante Mané Marruá, e a do italiano Tabarone, diante o amor de seus filhos Fabrício e Rosaura. A narrativa, quase uma releitura de Romeo e Julieta, de Shakespeare, é atravessada pelas confusões promovidas por seus funcionários vigaristas, João Tieté e Matias Cão, os quais, de forma engraçada e vibrante, provocam acontecimentos hilários afim de promover a união entre a filha do italiano com o filho do comerciante.

E para encerrar a quinta edição da mostra, foi a vez da Cia. de Teatro “Novo Oriente”, também formada a partir do projeto teatral da Prefeitura Municipal de Pereira Barreto, apresentar a peça “Bang, Bang! Você Morreu!”, baseada no livro do escritor americano William Mastrosimone. A história gira em torno da mente de Josh, um garoto inteligente, que por diversos motivos e distúrbios psicológicos, decide matar alguns de seus colegas de escola. Dentre os motivos mais claros estão o bullying, a superproteção de seus pais e o abandono de sua namorada.

Para a Secretária de Cultura, Maria Lúcia de Freitas Sossolote, a Mostra de Teatro é fundamental para o desenvolvimento cultural de Pereira Barreto: “Estamos na V edição da Mostra Teatral de Pereira Barreto, e, considero que o grande ganho foi a expansão da cultura em nossa cidade, e a aproximação entre o povo e a arte, plateia e artistas, onde o teatro vem de encontro ao público, incentivando e formando uma sociedade culturalmente mais rica” destacou a secretária.

Peça "Os Saltimbancos"

Peça "Parturião"

Peça "Romeu e Julieta"

Peça "Bang, Bang! Você morreu!"