Defesa Civil de Pereira Barreto participa de Treinamento do IPMet/UNESP de Bauru

Objetivo é a capacitação de equipe para observação das imagens geradas por radar meteorológico.

Na última quinta-feira 26/08 a Presidente da Defesa Civil e Diretora de Meio Ambiente da Estância Turística de Pereira Barreto Sandra Seki participou de um treinamento on-line do IPMet da UNESP de Bauru.

A capacitação teve por objetivo prover aos participantes a correta interpretação das informações meteorológicas disponibilizadas na página eletrônica do Centro. No evento são oferecidas noções básicas de meteorologia e exercícios práticos de utilização dos produtos disponibilizados.

O programa com duração de oito horas é voltado a usuários da iniciativa privada cadastrados e de instituições públicas, defesas civis, polícias militar, civil e ambiental.

Participou também do treinamento o Chefe do Setor de tecnologia da Informação Rafael Bassora, para oferecer suporte à equipe da Defesa Civil em caso de dúvidas da utilização dos site.

Treinamento foi realizado através do Google Meet

Na próxima semana a Prefeitura lançará uma página especial da Defesa Civil com informações relevantes à população bem será disponibilizado um telefone de contato que ficará a disposição para o atendimento de ocorrências e situações de risco no município.

O IPMet/UNESP disponibiliza acesso gratuito aos Produtos para Usuários Cadastrados a Prefeitura Municipal de Pereira Barreto, além de já ter fornecido laudo técnico em uma ocorrência de tempestade com estragos em nosso município.

Sobre o IPMet/UNESP:

Centro de Meteorologia de Bauru

Desde seu início o IPMet dedicou-se à pesquisa e prestação de serviços à comunidade, com a vinculação à Faculdade de Ciências no ano de 2014, a instituição, agora transformada em Centro, contribui com o Departamento de Física no curso de Meteorologia, iniciado em 2013.

O IPMet/UNESP possuí dois radares instalados no estado de São Paulo, um em sua sede em Bauru e outro em Presidente Prudente. Os dois equipamentos, operando de forma integrada, permitem o monitoramento de ocorrência de chuvas na maior parte do território paulista, parte do Paraná, Mato Grosso do Sul e Triângulo Mineiro, área de indiscutível importância para a economia estadual e nacional.

O acesso ao radar e boletim do tempo é aberto a toda população e pode ser acessado através do site do IPMet – Centro de Meteorologia de Bauru – FC/Unesp: