Evento foi realizado na Casa da Cultura “Maestro Aristeu Custódio Moreira” e contou com diversas apresentações artísticas realizadas pelos alunos das escolas municipais.
O 2º Seminário Municipal sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) foi realizado na noite da última sexta-feira (28) pela Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto. O evento contou com a presença da Vice- Prefeita e Secretária Municipal de Educação, Marialba da Glória Garcia Carneiro, da Supervisora de Ensino Fundamental, Maria José Carneiro, da coordenadora Vana da Silva Santos, da orientadora de estudos e Diretora da EMEB “Celda Mello de Oliveira”, Eliana Hara de Carvalho, que compuseram a mesa solene, além dos pais e dos alunos das escolas municipais de Pereira Barreto.
Os trabalhos realizados pelos professores alfabetizadores participantes do curso do PNAIC durante o ano foram expostos e apreciados pelo público presente. Após a abertura do evento pela Profª Marialba, que agradeceu a presença de todos, salientando a importância do professor e dos pais na educação municipal, iniciaram-se as apresentações dos alunos das escolas de Pereira Barreto.
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa envolve ações que apoiam os quatros eixos de atuação, a formação continuada presencial para os professores alfabetizadores e seus orientadores de estudo, materiais didáticos, obras literárias, obras de apoio pedagógico, jogos e tecnologias educacionais e avalições sistemáticas.
Em 2014, o foco do PNAIC, esteve na alfabetização matemática na perspectiva do letramento, com pressuposto adotado em consonância com o material de formação em linguagem, que fora trabalhado em 2013. Dessa forma, a alfabetização matemática é entendida como um instrumento para a leitura do mundo, uma perspectiva que supre a simples decodificação dos números e a resolução das quatro operações básicas.
Para a Secretária, Profª Marialba da Glória Garcia Carneiro, o Seminário trouxe para discussão e reflexão o processo mais importante da educação formal que é a alfabetização sob a ótica do letramento.