Alimentação nas escolas: quanto mais colorido, melhor.

Mais de 1,5 milhão de refeições são servidas por ano para os alunos da rede pública de ensino em Pereira Barreto.

O Setor de Alimentação Escolar, mais conhecido como Merenda Escolar é um braço da Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto, responsável por cuidar de todo planejamento e execução das refeições realizadas dentro das escolas por todo sistema educacional de Pereira Barreto, não importando se o aluno estuda no sistema municipal ou estadual, tudo passa por este setor, que vem crescendo cada dia mais ao estabelecer diálogos e parcerias com as escolas, os coordenadores de ensino e os fornecedores de alimentos.

Hoje são atendidos aproximadamente 5 mil alunos, entre creche municipal, ensino infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos, totalizando ao ano pouco mais de 1,5 milhão de refeições servidas (entre café da manhã, merendas da manhã e da tarde, almoço, lanches diversos).

Para garantir cada dia mais a qualidade do que é ofertado, assim como seu frescor, desde novembro de 2010 o Setor de Alimentação Escolar vem sendo abastecido em suas necessidades de Verduras, Legumes e frutas pelos agricultores familiares de Pereira Barreto, em uma parceria que se fortalece cada dia mais, gerando a introdução de novos alimentos no dia a dia da alimentação dos alunos, assim como o fornecimento adequado de quantidades de frutas e hortaliças, promovendo a saúde e bem estar para todos.

Pereira Barreto foi pioneira ao estabelecer uma parceria direta com os agricultores familiares trazendo-os para dentro do Setor responsável, ouvindo suas necessidades, trocando informações sobre o que é viável produzir na região de forma a alterar toda a formatação dos cardápios e fornecimentos de alimentos a fim de atender a lei 11.497 de 16 de junho de 2009 onde 30% da verba repassada pelo governo federal devem ser investidos na agricultura familiar.

“A oportunidade de dialogar diretamente com os produtores de Pereira Barreto, tem sido o a chave do sucesso de nossa alimentação, pois apesar das dificuldades, sabemos que oferecemos um cardápio rico em alimentos seguros e diversificados, acima de tudo fomos capazes de montar refeições saudáveis oferecendo aquilo que nossos agricultores produzem de melhor e até mesmo fora de época em grandes centros. Trabalhar junto demonstra a capacidade que temos de fazer a cidade cada vez melhor, através de pequenas ações, cada um em seu espaço de trabalho. Nós da merenda escolar, temos muito orgulho daquilo que ofertamos as crianças e jovens pereira-barretenses.” – relata a Srta. Vanessa Tramontano, nutricionista, responsável técnico pelo Setor de Alimentação Escolar.