Alunos da EMEI Sítio do Pica-Pau Amarelo participaram de passeio ecológico

Crianças visitaram as dependências da Fazenda Santa Terezinha no último dia 11.

Cerca de 50 alunos da EMEI Sítio do Pica-Pau Amarelo visitaram no ultimo dia 11 de Junho, as dependências da Fazenda Santa Terezinha, de propriedade do Dr. Aleudo Coelho Santana, em Pereira Barreto e tiveram a oportunidade de conhecer uma nascente e um dos córregos do nosso município.

As crianças puderam ver de perto um trecho do córrego muito bem conservado e com presença de peixinhos, além de visitarem um mini viveiro de mudas e realizar o plantio de árvores para a proteção da nascente.

Estas atividades desenvolvidas pelos alunos são resultados de um projeto da Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto e que contou com a apreciável parceria do Sr. Sérgio Issao Massuda, administrador da fazenda, que realiza um excelente trabalho de preservação na propriedade.

O objetivo do projeto visou, diante da necessidade de inserir assuntos da temática ambiental como tema transversal do ensino infantil, proporcionar aos pequenos alunos o contato real com os diferentes elementos do meio ambiente, como água, ar, solo, as matas, de forma a contribuir para a sua formação inicial e o seu entendimento básico do funcionamento danatureza que existe ao nosso redor, em nossa cidade. O projeto ainda prevê outras atividades e visitas ao longo do ano letivo.

A Secretária Municipal de Educação, Marialba Carneiro destacou a importância do projeto: “A Educação Ambiental é fundamental para a conscientização dos nossos alunos em relação ao mundo em que vivemos para que possamos ter cada vez mais qualidade de vida sem desrespeitar o meio ambiente. Sendo assim, a educação para uma vida sustentável deve se iniciar no Ensino Infantil, seguindo o objetivo do Referencial Curricular Nacional que é observar e explorar o meio ambiente com curiosidade, percebendo-se como ser integrante, dependente, transformador e, acima de tudo, que tem atitudes de conservação” salientou a Secretária.