Alunos da rede municipal de ensino passaram por avaliação do MEC

Alunos da EMEB "Profª Celda Mello de Oliveira" fazem a Prova Brasil

Alunos da EMEB “Profª Celda Mello de Oliveira” fazem a Prova Brasil

Prova Brasil foi aplicada nesta quarta-feira para os alunos de três EMEBs de Pereira Barreto.

Alunos da EMEB "Profª Celda Mello de Oliveira" fazem a Prova BrasilOs alunos das EMEBs “Profª Celda Mello Oliveira”, “Com. Hirayuki Enomoto” e “Profª Maria Elza de Aguiar Domingues” participaram nesta quarta-feira (13) das avaliações SAEB elaboradas pelo Ministério da Educação (MEC). Os alunos dos 3º anos do ensino fundamental realizaram a Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) que se trata de uma avaliação censitária com o objetivo principal de avaliar os níveis de alfabetização e letramento em Língua Portuguesa, alfabetização Matemática e condições de oferta do Ciclo de Alfabetização das redes públicas.

Os alunos dos 5ºs anos do ensino fundamental estão sendo avaliados através da Avaliação Nacional do Rendimento Escolar – Anresc, também denominada Prova Brasil, com o objetivo de avaliar a qualidade do ensino ministrado nas escolas públicas. Os resultados da Prova Brasil originam o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) do município.

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) tem como principal objetivo avaliar a educação básica do país e contribuir para a melhoria de sua qualidade, a universalização do acesso à escola, oferecendo subsídios concretos para a formulação, a reformulação e o monitoramento das políticas públicas voltadas para a educação básica. Além disso, procura oferecer dados e indicadores que possibilitem maior compreensão dos fatores que influenciam o desempenho dos alunos.

Para a Secretária de Educação, Profª Marialba da Glória Garcia Carneiro, a Prova Brasil é um instrumento de extrema importância na construção contínua do processo pedagógico das escolas. Lembrou ainda que Pereira Barreto tem avançado significativamente nestes últimos anos, fator que motiva toda equipe da educação a buscar instrumentos metodológicos que viabilizem a aprendizagem das crianças de nosso município.