Alunos do Ensino Fundamental de Pereira Barreto participaram do SARESP 2013

Avaliação foi realizada nos dias 26 e 27 de Novembro.

A Prefeitura Estância Turística de Pereira Barreto em parceria com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo – SEE/SP – realizou nos dias 26 e 27 de Novembro de 2013, mais uma edição do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo, o SARESP, com a participação das três escolas de ensino fundamental que oferecem ensino regular.

Neste ano participaram da avaliação de Língua Portuguesa e Matemática, todos os alunos dos 2º, 3º e 5º anos. Em cada edição, por meio de aplicação de provas para os alunos e de questionários que foram respondidos pelos pais e alunos, o SARESP tem como finalidade fornecer informações consistentes, periódicas e comparáveis sobre a situação da escolaridade básica na rede pública de ensino paulista, capazes de orientar os gestores de ensino no monitoramento das políticas voltadas para a melhoria da qualidade do ensino.

O SARESP não visa à avaliação dos alunos individualmente, mas de cada escola e segmento de ensino, sendo importantes, portanto, os resultados de desempenho de cada turma. Os resultados serão divulgados no primeiro semestre de 2014.

De acordo com a pesquisa realizada pela a Profª Telma Weisz (Videoconferência SARESP 2013), a cada ano, os alunos vêm dominando melhor as questões propostas e os organizadores têm aumentando o nível de dificuldade de acordo com as expectativas de aprendizagem de cada ano de escolaridade. Neste ano, na correção das provas do 3º ano, a coerência, a coesão e a ortografia da produção textual serão analisadas com maiores critérios. Segundo ela, o SARESP vem sendo um condutor curricular, além da articulação com os programas de formação dos professores.

Para a Secretária Municipal de Educação, Profª Marialba da Glória Garcia Carneiro, o município tem apresentado resultados satisfatórios dentro das metas propostas pelo SARESP, devido ao compromisso da equipe escolar na oferta de atividades de acordo com os direitos de aprendizagem dos alunos e um currículo de escola inclusiva.