Docentes da rede pública municipal de ensino, reúnem-se com formadora da Editora Brasil Cultural para orientações didático-pedagógicas em Língua Portuguesa

Professores e Gestores das Escolas Municipais de Educação Básica que atuam junto aos alunos de 4º e 5º anos da rede municipal de ensino da Estância Turística de Pereira Barreto, reuniram-se nesta segunda-feira (20) com a Professora Mestra Jaqueline Carvalho, formadora da Editora Brasil Cultural, no Centro de Formação do Professor, para formação presencial com material “Um giro pela Aprendizagem” de Língua Portuguesa e orientações didático-pedagógicas.

A Prefeitura Municipal da Estância Turística de Pereira Barreto, através da Secretaria Municipal de Educação e em parceria com a Editora Brasil Cultural, realizou nesta última segunda-feira (20), a formação presencial com material “Um giro pela Aprendizagem” de Língua Portuguesa, seguida de orientações didático-pedagógicas. O evento contou com a participação de professores e Gestores da rede municipal de ensino, que atendem aos alunos de 4º e 5º ano.

Na oportunidade, a formadora demonstrou estratégias de repertoriamento, planejamento e adaptação curricular, com ênfase nos textos. Ressaltou ainda a importância da exploração dos fenômenos linguísticos a ser realizada pelo professor junto aos alunos de forma lúdica, considerando cada faixa etária, a fim de favorecer a leitura, compreensão e produção de textos de diferentes gêneros. Para tanto, o embasamento teórico sobre a língua falada e escrita é fundamental para uma didática eficaz. Nesse sentido, é relevante que os profissionais da educação se apropriem cada vez mais das competências e habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular – BNCC e Currículo Paulista, tendo consciência do que está previsto para cada etapa e ano/ série do ensino. Os textos são recursos ricos, pois favorecem a exploração de muitas habilidades previstas.

Para apoiar as ações, a Editora oferece ainda capacitações on line com a rede, onde são oferecidas orientações e dicas para o desenvolvimento das propostas, à luz dos resultados obtidos e também para melhor uso da plataforma como ferramenta adicional.

Considerando os impactos causados na aprendizagem dos alunos, em decorrência da pandemia de COVID-19 e a fim de auxiliar as escolas e professores na recuperação das aprendizagens, a Secretária de Educação Maria José Carneiro e o Prefeito Joãozinho, além de oferecer as aulas de reforço escolar, também oferecem mais esse suporte como estratégia no processo de ensino aprendizagem, visando minimizar os prejuízos acarretados a educação, com foco na oferta de uma Educação de qualidade para nossas crianças. Para tanto, contamos com o apoio e a parceria de toda a comunidade escolar.