Educação Municipal de Pereira Barreto volta a destacar-se no IDEB e está muito acima das metas traçadas para os próximos anos

Números do Governo Federal mostram que a Gestão da Educação Municipal se sobressai até mesmo a do país.

Ideb 7cef9A Estância Turística de Pereira Barreto voltou a apresentar melhoras na Educação Municipal na avaliação do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), do Governo Federal. Pereira Barreto também foi um dos municípios que superaram as metas estabelecidas pelo Governo. A Educação Municipal de Pereira Barreto alcançou a nota de 7,1 em 2013, numa escala de 0 a 10. A meta para o ano em estudo era de 5,9 para o município. O país conseguiu obter 5,2 pontos, por exemplo.

Uma curiosidade relacionada ao IDEB de Pereira Barreto é que a meta estabelecida pelo Governo Federal para o município em 2021 deverá ser de 6,8 pontos. Os resultados de 2013 já mostram que Pereira Barreto está muito a frente desta projeção, ressaltando o excelente trabalho realizado pela Administração Municipal na Educação.

“Desde que iniciamos a nossa gestão, em 2008, os resultados de Pereira Barreto no IDEB vem sempre superando as metas estipuladas pelo Governo. Em 2009, obtivemos 5,6 pontos, a meta era de 5,3. Em 2011, conseguimos atingir 6,2, sendo que a meta era de 5,6 pontos. E agora, em 2013, ficamos muito acima da projeção que era de 5,9, e atingimos 7,1. Estamos muito a frente até mesmo da projeção para 2021. Isso só mostra que todo o nosso trabalho foi muito bem planejado, desenvolvido e executado. Esse é um reconhecimento não só para a nossa Administração, como para a nossa equipe de educação municipal, que se dedica diariamente em busca de um melhor ensino para nossas crianças” salientou o Prefeito de Pereira Barreto, Arnaldo Enomoto.

Para a Secretária Municipal de Educação, Marialba da Glória Garcia Carneiro, os resultados do IDEB só coroam o trabalho a frente da educação de Pereira Barreto: “sabemos da nossa luta e do empenho da equipe municipal de educação. Quando vemos esses resultados, não estamos só diante de números, estamos diante de todo um trabalho, de um planejamento que é realizado todos os dias, avaliando nossas potencialidades e nossas fragilidades, o que temos acertado e o que temos errado, e sempre olhando com muito carinho para o ensino, para deixar para essas crianças a maior riqueza, que é o conhecimento. Podemos estar a frente das metas que o Governo traçou para nós, porém nós temos nossas próprias metas, e vamos seguir adiante, buscando melhorar ainda mais a educação em Pereira Barreto” destacou a Secretária.

O IDEB foi criado pelo Inep em 2007, em uma escala de zero a dez. Sintetiza dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: aprovação e média de desempenho dos estudantes em língua portuguesa e matemática. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Saeb e a Prova Brasil.

A série histórica de resultados do IDEB se inicia em 2005, a partir de onde foram estabelecidas metas bienais de qualidade a serem atingidas não apenas pelo País, mas também por escolas, municípios e unidades da Federação. A lógica é a de que cada instância evolua de forma a contribuir, em conjunto, para que o Brasil atinja o patamar educacional da média dos países da OCDE. Em termos numéricos, isso significa progredir da média nacional 3,8, registrada em 2005 na primeira fase do ensino fundamental, para um IDEB igual a 6,0 em 2022, ano do bicentenário da Independência.