EMEI Sítio do Pica Pau Amarelo promoveu o II Encontro Sabores da Minha Infância nesta terça-feira

Com o tema “A Infância precisa ser cuidada”, evento contou com a participação de pais, alunos e professores da unidade escolar.

A EMEI Sítio do Pica Pau Amarelo promoveu na noite desta quarta-feira (14), em suas dependências, o II Encontro Sabores da Minha Infância, com o tema “A Infância precisa ser cuidada”.

O encontro foi iniciado com a professora-coordenadora da EMEI, Marlene Garcia Candil  acolhendo todos os pais e mães discorrendo sobre a importância de sermos lembrados pelas nossas boas ações e por esta razão a escola promovia naquele momento uma reflexão sobre “os sabores de minha  infância”, para enfatizar as famílias a importância de cuidarem desta etapa tão preciosa na vida de nossas crianças. Foram muitas as reflexões, tais com:

– quais são as boas lembranças que tenho da minha infância?

– como está sendo a infância do meu filho(a)?

A infância é o período mais importante na formação da personalidade, onde o cérebro registra todas as experiências. Disciplinas físicas criam traumas, geram problemas emocionais e comportamentais, deixam marcas profundas na identidade das crianças, que se tornam adultos inseguros, com dificuldade de lidar com suas emoções. Assim, o vínculo entre pais e filhos vai determinar o modo como o adulto irá reagir diante de situações de crise (estresse, frustrações, conflitos) e como irá estabelecer suas relações interpessoais.

É função dos pais ajudar os filhos a conhecer os sentimentos, sabendo expressá-los adequadamente em cada situação, promovendo o desenvolvimento cognitivo, emocional, social. Educar diz respeito a transmissão de valores éticos, princípios que irão ajudar os jovens a se tornarem bons cidadãos, sabendo respeitar o próximo, promovendo relações de diálogo e empatia.

A Diretora do Departamento de Ensino Infantil, Professora Marli Giovanini, representou a Secretária Municipal de Educação, Marialba Carneira, que está em viagem para cuidar de interesses da Educação Municipal. A diretora agradeceu a presença de todos e salientou a importância da participação dos pais na vida escolar dos filhos.

O evento contou com a participação da Dra. Marli Novaes, que conversou com os pais sobre o “valor da disciplina”, enfatizando como é essencial a participação efetiva dos mesmos na formação de seus filhos, levou como cerne da palestra “O amor que disciplina e corrige”, tornando o indivíduo autônomo.

A programação do encontro continuou com a apresentação da história “Agora não, Bernardo”, de David Mackee que mostra o filho pedindo a atenção dos pais que sempre ocupados respondem “Agora não, Bernardo”. Na história o filho queria avisar que havia um monstro no jardim e que iria devorá – lo, o que terminou acontecendo, pois os pais não se preocuparam com ele. A história segue mostrando que o monstro ocupou o lugar de Bernardo, comeu sua comida, leu seus livros e foi dormir em sua cama e ainda disse: “Eu sou um monstro” e mesmo assim, a mãe nem ligou e ainda respondeu: “Agora não, Bernardo”, o que caracteriza que nessa família não havia tempo para os filhos, que havia grande distância entre pais e filho e nenhum conhecimento, a solidão da criança; a falta de atenção e carinho; a falta do olhar nos olhos, da conversa; a falta de tudo que é imprescindível para um relacionamento saudável, a relação era literalmente monstruosa. A história comoveu a todos os presentes e alguns reconheceram que devem melhorar a qualidade do tempo com os filhos para o bem de todos.

De tudo o que ficou claro foi que é obrigatório ter tempo de qualidade para os filhos, pois na educação deles, o que se planta hoje, colhe – se amanhã, além de que é necessário evidenciar o amor sincero pelo filho, pois a criança aprende com o exemplo, sendo a interação entre pais e filhos de suma importância  para o desenvolvimento da personalidade saudável, o que pode ser o começo de uma sociedade melhor, não esquecendo que é a família a primeira fonte de influência no comportamento humano, pois é na família que começa a aprendizagem, um processo marcante para toda a vida. Portanto, pais e educadores precisam ser fiéis companheiros na formação do ser humano, sendo indispensável saber que a parceria família – escola é de fundamental importância para o sucesso da educação.

No evento, foram homenageadas as professores da EMEI. Na sequência foi servido o chá que contou com quitutes que reportavam ao passado tais como: bolinho de chuva, biscoito de polvilho, doces entre outros.

As professoras da EMEI Sítio do Pica Pau Amarelo

A coordenadora da EMEI, Marlene, a palestrante, dra. Marli Novaes e a Diretora de Ensino Infantil, Marli Giovanini