EMEI Sítio do Pica Pau Amarelo promoveu o VI Encontro Sabores da Minha Infância nesta terça-feira

Com o tema “A Infância precisa ser cuidada”, evento contou com a participação de pais, alunos e professores da unidade escolar.

A EMEI Sítio do Pica Pau Amarelo promoveu na noite desta terça-feira (24), em suas dependências, o VI Encontro Sabores da Minha Infância, com o tema “A Infância precisa ser cuidada”.  O evento contou com a participação da Dra. Marli Novaes, que conversou com os pais sobre o “valor da disciplina”, enfatizando como é essencial a participação efetiva dos mesmos na formação de seus filhos, levou como cerne da palestra “O amor que disciplina e corrige”, tornando o indivíduo autônomo.

O encontro foi iniciado com a professora-coordenadora da EMEI, Marlene Garcia Candil da Cruz acolhendo todos os pais e mães discorrendo sobre a importância de sermos lembrados pelas nossas boas ações e por esta razão a escola promovia naquele momento uma reflexão sobre “os sabores de minha infância”, para enfatizar as famílias a importância de cuidarem desta etapa tão preciosa na vida de nossas crianças. Foram muitas as reflexões, tais com:

– Qual o sabor da sua infância ,coisas boas ,o que lembra sua infância  ?

– E o que você pai, mãe está proporcionando para que a infância de seu filho(a) ?

A infância é o período mais importante na formação da personalidade, onde o cérebro registra todas as experiências. Disciplinas físicas abusivas criam traumas, geram problemas emocionais e comportamentais, deixam marcas profundas na identidade das crianças, que se tornam adultos inseguros, com dificuldade de lidar com suas emoções. Assim, o vínculo entre pais e filhos vai determinar o modo como o adulto irá reagir diante de situações de crise (estresse, frustrações, conflitos) e como irá estabelecer suas relações interpessoais.

É função dos pais é ajudar os filhos a conhecer os sentimentos, sabendo expressá-los adequadamente em cada situação, promovendo o desenvolvimento cognitivo, emocional, social. Educar diz respeito a transmissão de valores éticos, princípios que irão ajudar os jovens a se tornarem bons cidadãos, sabendo respeitar o próximo, promovendo relações de diálogo e empatia.

A Secretária Municipal de Educação, Maria José Carneiro  agradeceu a presença de todos e salientou a importância da participação dos pais na vida escolar dos filhos.