Equipe do Instituto Ayrton Senna visitou Pereira Barreto

Profissionais acompanharam o desenvolvimento do Programa Gestão Nota 10 na rede municipal de ensino.

No último dia 19, a Secretária Municipal de Educação Marialba da Glória Garcia Carneiro recebeu a equipe do Instituto Ayrton Senna para uma visita técnica de acompanhamento do Programa Gestão Nota 10 iniciado no segundo semestre deste ano, junto às escolas municipais de ensino fundamental e educação infantil.

As coordenadoras Shirley Ferrari e Tereza Jussara reuniram-se com a equipe gestora da Secretaria e das escolas para análise e avaliação dos indicadores do programa e projeções para o próximo ano.  Em seguida visitaram as unidades escolares, para observação “in loco” do desenvolvimento do programa e das planilhas de controle de frequência dos professores e alunos, como também da lição de casa realizada. Diariamente, os alunos e professores registram com cores de acordo com uma legenda, a presença ou faltas justificadas ou não e lição de casa realizada ou não. Os dados são enviados mensalmente à Secretaria onde são lançados no sistema on-line do Instituto para apreciação e devolutiva dos resultados.

As coordenadoras foram muito bem recebidas pelos alunos e professores e os depoimentos demonstraram que o programa já está surtindo efeito quanto ao desenvolvimento de responsabilidade e compromisso pelos participantes. Ficaram muito satisfeitas com os resultados apresentados e principalmente com o entusiasmo dos alunos que estão entendendo o objetivo do programa.

A formação continuada dos gestores ocorre periodicamente na Secretaria M. de Educação através de estudos de conteúdos específicos à gestão, análise dos resultados e planejamento de ações para intervenções adequadas a cada resultado observado, com o objetivo de fortalecimento das lideranças nas escolas.

O Programa Gestão Nota 10 possibilita ao gestor de cada unidade o acompanhamento diário da rotina escolar e reflexão sobre os resultados com sua equipe e os pais, para redirecionamento das ações, sempre visando garantir a qualidade da aprendizagem das crianças.