Escolas Municipais de Pereira Barreto retomam aulas presenciais nesta quarta-feira (06)

Longe das salas de aula desde março de 2020, os alunos das escolas da Rede Municipal de Ensino de Pereira Barreto retomam, nesta quarta-feira (06), as aulas presenciais. A volta tem acontecido de forma gradativa desde o dia 13 de setembro. Desde então, algumas crianças frequentam a escola, em tempo limitado, para aulas de reforço. Agora o retorno acontecerá para os alunos do Maternal II ( 3anos), Nível I ( 4 anos) , Nível II ( 5 anos) e para os alunos do ensino fundamental do 1º ano 5º ano ( 6 a 10 anos). Para frequentar a escola, os pais ou responsáveis preencheram um termo de responsabilidade.

Neste primeiro momento, de acordo com a Secretaria de Educação, estarão de volta cerca de 73% dos alunos. Para um retorno seguro foram elaborados protocolos sanitários  com medidas de distanciamento de um metro uns dos outros, aquisição de totem e dispenser para álcool em gel,  instalação dispenser de sabonete líquido, aquisição de termômetro para medição da temperatura na entrada e tapete sanitizante para higienização. As salas de aulas  e o refeitório foram  sinalizados, foi adquirido máscaras, protetor facial, avental, luvas para todos os funcionários e professores.

Para os profissionais foram oferecidas  formações voltadas para acolhimento, competências socioemocionais e medidas sanitárias. Em algumas unidades escolares será feito rodizio para atendimento dos alunos (as turmas se revezam, metade presencialmente e metade com aulas remotas, invertendo o grupo a cada semana). Outras unidades escolares conseguirão atender todos os  alunos sem rodízio, dependendo da metragem das salas e do protocolo sanitário.

A prefeitura destaca que nas escolas os alunos têm adaptações no horário de entrada, saída e recreio, é obrigatório o uso de máscaras e a higienização das mãos será estimulada. “Trabalhamos para um planejamento de retomada total segura e eficaz para toda a comunidade escolar”, destacou a Secretária de Educação, Maria José Carneiro.